Phil Spencer admite ter perdido alguns exclusivos “apelativos”
Ao longo da sua história, a Xbox teve os seus jogos exclusivos mas também deixou passar algumas franquias ao lado. Phil Spencer arrepende-se de não ter percebido o potencial de jogos como Destiny para ser um exclusivo.
A sua recente conversa durante o evento PAX West, o patrão da Xbox desabafou um pouco quando lhe perguntaram sobre as franquias que passaram ao lado de potenciais exclusivos Xbox. Um deles foi o já mencionado Destiny. Na altura do lançamento desse jogo, a Bungie já se tinha separado da Microsoft mas é óbvio que as boas relações entre as empresas tornariam possível um exclusivo da plataforma, até mesmo enquanto era um projecto da produtora de Halo.
“Tenho imensas emoções e histórias mistas em torno de Destiny”, confessa Spencer que adiante admite que Destiny “não fez click” em si quando surgiu. A contribuir para isso terá sido o facto de Phil “não ser um grande jogador PvP”, achando que era só mesmo isso que o jogo teria para oferecer. Só que admite depois que se enganou nessa percepção. “Afinal não era nada disso”, revelando que até se tornou fã do jogo depois da expansão The House of Wolves e só então percebeu o que tinha perdido.
Outro jogo que não terá feito “click” com o produtor foi Guitar Hero. A ideia das “guitarras de plástico nas consolas” não soou bem a Spencer. “Eu disse ‘A sério? Pensam mesmo que isto vai funcionar?'” revelou o director. Bom, o resultado foi (literalmente) histórico para a Activision (outra vez). Embora hoje em dia já nem nos lembremos do sucesso que foi, em tempos ninguém tinha uma consola em casa sem uma dessas “guitarras de plástico”. Parece que, afinal, também “não era nada disso” que Spencer pensou.
“Tive imensos desses [enganos], tomei algumas das piores decisões de jogos”, admite Spencer. Contudo, disse que “não é de arrependimentos”, preferindo olhar para essas perdas de forma positiva, “olhando em frente”. Como acontece com muitos que são tidos como “visionários”, ninguém consegue mesmo prever o futuro com exactidão, nem ninguém é infalível a projectar sucessos. Por todos os jogos que a Xbox não conseguiu garantir exclusividade, ganhou outros que também poucos diriam que viriam a ser tão grandes êxitos. A própria consola Xbox original era tida como um possível flop mesmo antes de ser lançada, hoje é uma marca gigante.
E convenhamos que os exclusivos de plataforma não são propriamente a melhor das opções de publicação de jogo. Além de privarem quase metade de uma comunidade de um óptimo jogo porque nem todos vão investir em mais que uma consola, é óbvio que também se limita o possível sucesso dos jogos uma ou duas audiências em potencial. Agora imaginem qual seria o sucesso de Destiny ou Guitar Hero como exclusivos Xbox. Teriam o mesmo sucesso que tiveram? Provavelmente não. Até foi melhor assim.
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