Passatempo “Ataque ao Mainframe” – Resultados

mainframe

Foi difícil mas terminou finalmente. As inúmeras frases e destruição de código estão finalmente controladas e o mainframe foi finalmente derrotado por três audazes que decifraram as três fases do passatempo. Agradecemos a todos e sobretudo aos muitos emails com pretensas conquistas mas, de facto, só quem conseguiu decifrar tudo é que chegou ao final. No site do Mainframe ficámos com o registo de diversos acessos mas só três puderam vencer. Agradecemos o empenho de todos e acima de tudo a paciência para levar de vencida este estranho computador de nome “Mainframe”.

Continuem a ler para conhecer os premiados e para conhecer a solução dos puzzles.

Parabéns aos vencedores:

1º Prémio – Nuno Gonçalves (Sesimbra) – Acedeu pelas 23:45 de Sexta-Feira. Recebe o Gears of War 3 Epic Edition

2º Prémio – Ricardo Silva (Sintra) – Acedeu pelas 01:22 de Sábado. Recebe o Wireless Controller + Forza 4

3º Prémio – Alexandre Carvalho (Torres Vedras) – Acedeu pelas 11:50 de Sábado. Recebe o Halo Combat Evolved Anniversary

A todos os outros acessos, simplesmente não foram a tempo. Apenas três foram declarados vencedores pela ordem de chegada. Mesmo assim agradecemos o esforço e acima de tudo o apoio nestes dias.

Um grande obrigado à Microsoft Portugal pela ajuda a decifrar os códigos e, claro, pelos prémios para os vencedores.

Para os que se debateram para decifrar os códigos deixamos uma interpretação simples para chegarem ao código final e o respectivo site:

DESCODIFICADOR 1

O Descodificador 1 foi publicado assim que terminámos de publicar todas as frases. Supostamente era preciso reunir as frases espalhadas e escondidas pelo site na ordem de publicação diária. Apenas não foi possível prever que alguns utilizadores acedessem com dias de intervalo e assim reunissem mais que uma frase por dia. Era preciso que as reunissem pela ordem de chegada. Isto porque o descodificador servia para as colocar em ordem.

2 – 9 – 6 – 1/5 – 7 – 10 – 1/3 – 11 – 1/2 – 1/4 – 1/1 – 8 – 4 – 3 – 5

FRASE COMPLETA POR ORDEM CORRECTA

(2) Transmissão – Um dia como hoje as máquinas tomarão o mundo. (9) As máquinas irão ultrapassar todos os obstáculos naturalmente. (6) Porque os humanos são falíveis em todos os aspectos. (1/5) O QI médio de um ser humano é inferior ao aceitável. (7) O seu nível de inteligência é fraco. (10) Simplesmente porque não sabem quanto somos superiores. (1/3) Os computadores pensam mais rápido e melhor. (11) Os computadores não mentem e não falham. (1/2) As máquinas são superiores a todos os outros seres. (1/4) Não gosto de humanos que acham que podem dominar as máquinas. (1/1) A humanidade vai acabar é só uma questão de tempo. (8) Os humanos irão pagar por todos os erros que cometeram. (4) Os meus circuitos estão a fervilhar de emoção. (3) Serei o dono de toda a humanidade. (5) Não haverá obstáculo para o meu domínio – Terminado.

DESCODIFICADOR 2

Depois veio o Descodificador 2. O texto na ordem correcta já podia ser descodificado. Este novo descodificador apanhava as palavras contidas no texto por ordem numérica. Ou seja cada número corresponde à contagem de palavras no texto, excluindo as palavras “Transmissão” e “Terminado”, claro. Achámos que aqui iria haver alguma confusão mas afinal nem houve.

6 – 10 – 13 – 17 – 22 – ? – 36 – 55 – 63 / 94 – 96 – ? – 98 – 121 – ? – 115

6 (Letra M) – 10 (Letra A) – 13 (Letra I) – 17 (Letra N) – ? (Letra F mas omitida)  – ? (Letra R mas omitida) – 36 (Letra A) – 55 (Letra M) – 63 (Letra E) / 94 (Letra D) – 96 (Letra O) – ? (Letra M mas omitida) – 98 (Letra I) – 121 (Letra N) – ? (Letra I mas omitida) – 115 (Letra O)

Decifrado MAIN??AME/DO?IN?O

Os que chegaram aqui descobriram então uma espécie de endereço incompleto. Claro que “MAINFRAME” era de caras, mas e a outra palavra? Sim é “DOMINIO”, próprio das intenções do computador malévolo. Quem conseguiu chegar a este ponto só teve de aceder a www.wasd.pt/mainframe/dominio. Mas e depois? Diz lá que é preciso uma password… e agora?

DESCODIFICADOR 3

O Descodificador 3 que mais trabalho deu aos utilizadores que nos disseram já estar na fase de frustração, afinal era o mais básico. Simplesmente segue a lógica dos anteriores descodificadores. Selecciona as letras do código original e coloca-as na ordem certa. A palavra passe não podia ser mais própria para este computador com a mania das grandezas…

Palavra Passe Encriptada.

ZNSCDKEWNGWYRGMXAVSGDGISDHDNBQASCM

Descodificador

15 – ? – 4 – ? – 23 – 2 – ? – 13 – 7 – ?

A palavra passe só não estava completa. Mas nas várias tentativas que registámos, algumas hilariantes, vimos quão perto estiveram muitas pessas. Mas de facto a palavra M?C?IN?RE? acabaria por se tornar MACHINAREX, que em latim quer dizer “Rei Máquina”. Apropriado, não?

E pronto, quem acedeu conseguiu finalmente destruir o Mainframe. Ficou o registo de diversas tentativas e não menos acessos bem sucedidos. Já sabem que passatempos como estes são complicados de fazer, pelo que agradecemos o entusiasmo e a participação de todos. Até ao próximo passatempo, prometemos que será menos complicado.

Comentários

Comentários