O que se passa com Mass Effect: Andromeda?

massa

Tido como um dos jogos mais esperados dos últimos tempos, a crítica não tem poupado Mass Effect: Andromeda. Assolado com algumas questões técnicas que são algo extrapoladas por essa internet afora, ainda nem sequer chegou por cá e já há problemas.

Lançado ontem nos Estados Unidos, já antes havia sido sumariamente bombardeado com críticas a diversos problemas de ordem técnica por parte da imprensa que teve acesso antecipado ao jogo (menos por cá, como costume). O resto do mundo irá receber o jogo a partir de amanhã e os fãs precisam entender o que se passa.

Basicamente, o jogo tem sido enxovalhado (não há melhor expressão) por causa das incrivelmente más animações faciais das personagens. Mass Effect no geral sempre teve alguns bugs e glitches pontuais no que toca a animar as personagens. Mas, nada como isto:

Ou isto:

O resultado destas e de outras animações estranhas, além de diversas outras questões técnicas que deram avaliações medianas ao jogo pela imprensa, é uma fama negativa que poderá manchar a qualidade do jogo. Ao que parece, por baixo destas falhas, está um jogo fantástico, mas antes de o ser, a Bioware precisa abordar estes problemas.

Será justo avaliar um jogo de forma mais negativa por causa de questões deste calibre, basicamente estéticas? Talvez, se considerarmos que a Bioware já no passado nos trouxe uma trilogia tão bem conseguida, recorrendo a software e hardware com tecnologia inferior. Ainda por cima numa era que nos trouxe recentemente animações faciais soberbas em RPGs de referência, como no caso de The Witcher III: Wild Hunt.

Abordado por um fã sobre a insatisfação do estado actual das animações faciais, Ian Frazier, designer principal do jogo na Bioware, anunciou que “estão à procura de de resolver muitos problemas e queremos dar suporte ao jogo no futuro”. Mas quase que conseguimos ouvir o sussurro de um representante da Electronic Arts por trás a dizer “Não podemos dizer mais por agora”.

Outros pedidos e solicitações chegam tanto a Frazier como a outros membros da equipa de produção, obtendo praticamente as mesmas respostas. A EA impôs um secretismo quase doloroso sobre a produção do jogo, não dando sequer acesso antecipado a todos os meios ou jogadores via EA Access ou Origin Access. Apenas meios seleccionados e com vídeos muito seleccionados apareceram antes do lançamento. Talvez porque não queriam que o mundo visse estas situações e evitasse a pré-encomenda?

Será de esperar que a Bioware acabe por corrigir algumas destas questões, pelo menos os erros mais flagrantes. Contudo, no que toca a expressões faciais, é uma situação muito mais complicada de resolver com uma mera actualização. O processo de animação facial recorre a software específico, muitas vezes com recurso a captura de movimentos de actores.

A produção teve o seu tempo necessário para aprimorar as técnicas de captura e animação. Refinar agora estas questões vai demorar e pode até nem ser possível se for necessário rever todo o processo e efectuar novas capturas de movimentos nas faces dos actores.

Resta-nos esperar por amanhã, dia 23 de Março, para darmos a nossa avaliação. Esta é a data em que o jogo desbloqueia nas lojas digitais a nível mundial e chegará às lojas físicas em todo o mundo. Curiosamente, a FNAC Portugal coloca o lançamento deste jogo a 24 de Março, mas pode ser um erro pontual de calendário da cadeia de lojas. Ou assim esperamos.

Comentários

Comentários