Paradox Interactive estreia serviço de modding na Xbox One

PDX_Mods

Não é propriamente uma estreia da lógica de modding nas consolas se nos lembrarmos que a Bethesda já tem algo semelhante para Skyrim e Fallout 4. Contudo, o novo serviço da Paradox Interactive, estreado em Surviving Mars, tem algumas características únicas.

Chamado de Paradox Mods e é, para já, um exclusivo da plataforma Xbox One nas consolas, também existindo para PC. Nesta última plataforma, até agora, os jogos da Paradox apenas tinham mods via Steam Workshop. E todos sabemos das restrições de aplicar mods em jogos de consolas. Por isso, este é mais um importante passo para dar longevidade aos títulos de consolas, ao mesmo tempo que se faz a ponte com modificações criativas vindas do PC.

O que torna este serviço único, ao contrário da plataforma Bethesda Software Creation Kit, é que os mods não precisam de aprovação. O que significa que qualquer um pode publicar o seu mod sem restrições para os vários jogos e para PC e XB1, sem passar por uma avaliação prévia. Caso algum mod que quebre as regras, pode ser denunciado e a Paradox procede a uma avaliação.

Numa primeira fase, Surviving Mars recebe uma actualização gratuita para tornar este novo serviço disponível, por agora, com mais de 30 mods em carteira. O serviço pode ser encontrado em jogo, no separador “Mod Manager”. Eventualmente, a Paradox espera dar suporte a mais dos seus jogos no PC e Xbox One. A sua próxima estreia na consola, Stellaris, também deverá a suporte quando chegar.

Com esta actualização de Surviving Mars na XB1, já agora, o jogo também recebe suporte para teclado e rato na consola. E é assim que os RTS devem ser jogados.

Se quiserem saber a nossa opinião sobre estes dois excelentes RTS (no PC), podem acompanhar as análises a Surviving Mars  aqui e Stellaris aqui. Como já devem saber, a Paradox é exímia a criar jogos neste género e os mods criados por fãs já disponíveis são realmente fantásticos para dar outra vida a estes títulos.

Comentários

Comentários