Panasonic mostra design inovador de óculos VR

19

OK! “Inovador” pode ser um eufemismo. A Panasonic quer revolucionar o design de curvas rectas e dimensões exageradas da actual geração de óculos de Realidade Virtual. O seu modelo, para já, não tem título, mas já há alcunhas online.

Trata-se de um protótipo ainda em desenvolvimento, que apresenta dois monitores redondos num formato que podia muito bem ser usado por qualquer cosplayer de steampunk. A Panasonic apresentou este conceito na CES 2020 como um “produto de referência”, demonstrando a sua visão para este mercado em particular.

Segundo a fabricante, os óculos terão dimensões reduzidas, mas terão uma resolução UHD 4K (possivelmente 3820X2160 em cada olho) em monitores Micro-OLED com suporte HDR. Esta última característica, já agora, seria inédita nos dispositivos VR.

Segundo um dos sites que já experimentou estes óculos da Panasonic, o site The Verge, os actuais monitores do protótipo são demasiado pequenos para envolver todo o campo de visão dos utilizadores. Além disso, reporta o site que não possui apoio traseiro, o que causa alguns movimentos involuntários pela falta de fixação à cabeça.

Tirando estes e outros pormenores que a Panasonic com certeza irá abordar, são, pelo menos diferentes dos “tijolos” pesados que temos actualmente nas várias marcas. Essa dimensão incómoda será a maior queixa desta tecnologia, algo que se traduz em desconforto e temperaturas elevadas, sobretudo ao fim de umas horas de uso.

Apesar do potencial inquestionável nesta indústria, a Panasonic não está a desenvolver esta tecnologia para os jogos. Pelo contrário, a gigante nipónica de electrónica está a apontar baterias a algo bem mais comercial, como os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio e a nova tecnologia móvel 5G.

Seja como for, o novo design poderá inspirar outras marcas para trazer também algo inovador a nível do design de periféricos VR. A miniaturização das tecnologias usadas, os melhores estudos sobre ergonomia e o feedback dos utilizadores, com certeza, trarão algo tão inovador ou ainda mais revolucionário a este mercado ainda emergente nos próximos meses ou anos.