Os números do ano 2022

Numbers

Não deverá deixar saudades para muita gente, este ano de 2022. Contudo, no que toca aos videojogos, há dados interessantes. O site GamesIndustry.biz trouxe uma interessante estatística.

Sabiam que os jogos mobile são cerca de 50% do mercado global de videojogos? Ou que as receitas de vendas digitais são agora mais de 94% dos ganhos das produtoras e editoras? É também curioso saber que nas consolas, estas vendas digitais já são 72% comparadas com as vendas de jogos físicos. No PC esta marca é ainda mais vincada, com apenas 2% das receitas a vir da venda de caixas.

Outros dados interessantes vão para o agregado do Metacritic, dando 96% de aprovação de Elden Ring, contra apenas 30% do pior jogo avaliado nesta plataforma, Postal 4. Também é interessante ver que a Nintendo liderou em novos lançamentos, com 10, seguida de perto pela Take Two com 9. Nos novos IPs a Xbox lidera com 4 novas franquias.

Há outras estatísticas curiosas, como Elden Ring a ser o jogo mais coberto pelos média e a Nintendo a mais comentada. Também vemos os trailers mais vistos, os jogos mais discutidos no Twitter e até os jogos mais divulgados em lojas e sites. Sem surpresas, FIFA 23 foi o mais badalado.

Um último dado que merece destaque pela curiosidade, vem do mercado mobile, onde a Chinesa Tencent é rainha e o seu “Honor of Kings” é o mais rentável com 2.5 mil milhões de dólares em lucro. Mas, o dado curioso aqui é o país com maior número de downloads… a Índia, embora o que mais gasta em jogos mobile são os EUA com mais de 20 mil milhões gastos.

Que ano este, apesar de tudo. Espera-se, porém, que 2023 traga muitas mais novidades e novos motivos para estes números aumentarem. Cá estaremos para contar os números novamente.

Comentários

Comentários