Os jogos nacionais na Lisboa Games Week 2015

lgw-indie-pt

A produção nacional está a dar grandes passos e a atingir um nível de qualidade que nos orgulha imenso. Há imensos projectos novos com qualidade bastante acima da média e tal como o primeiro evento, as produtoras nacionais tiveram um espaço próprio para promover e apresentar os seus jogos ao público da Lisboa Games Week.  
Para começar, o espaço dedicado à produção nacional, ao contrário do ano passado, tinha um espaço menor e até menos produtoras, mas como estava situado num dos corredores, facilitava a demonstração dos jogos ao público. Infelizmente, nós não tivemos oportunidade de experimentar todos os jogos, nem falar com todas as produtoras devido à grande afluência de pessoas. Contudo, vamos contactar as produtoras para saber mais detalhes e falar-vos dos jogos. Agora vamos ao que interessa.

O destaque deste ano vai para o Striker’s Edge, da Fun Punch Games. Um jogo competitivo que coloca um máximo de 4 jogadores (2vs2) a lutar numa arena separada ao meio, onde os combatentes terão de atacar os seus adversários com armas de arremesso e defender usando os obstáculos presentes no cenário, bloqueando ou esquivando. A arte do jogo foi o que me chamou a atenção e levou a conversar com um dos produtores. É pixel art ao mais alto nível, com imensas animações e um detalhe incrível. Fiquei a saber também que está previsto um modo campanha e sairá inicialmente para PC através do Steam.

Clica na imagem para ver o vídeo:

[iframe src=”https://www.facebook.com/video/embed?video_id=1203664569663199/” width=”750″ height=”450″]

 

Chega a vez da produtora Tio Atum com o seu fantástico Greedy Guns, já na edição do ano passado tivemos oportunidade de jogar este “Metal Slug” moderno com o conceito de Metroidvania, mas agora o jogo está muito mais polido, tem mais acção e consegue ser ainda mais viciante. Mal podemos esperar para lhe colocar as nossas mãos em cima, quando sair em 2016.

 

Um dos jogos que não tive oportunidade de experimentar, nem falar com os produtores foi o Sebastian Frank: The Beer Hall Putsch da WittyPlot. Uma aventura gráfica com uma arte gráfica muito acima da média. Numa rápida pesquisa fiquei a saber que existe uma demonstração que serve também de prequela para este jogo e podem experimentar gratuitamente no site da WittyPlot e ver como o grafismo está sensacional.

 

A Titan Forged Games, a mesma produtora de Slinki, mostrou-nos o seu Project Tanks, nome ainda temporário, um conceito criado em poucos dias que revelou-se ser muito bem aceite na Lisboa Games Week e como tal a produtora nacional irá trabalhar sobre ele para aprimorar todos os detalhes e mais tarde lançar o jogo.
Project Tanks, está a ser criado sobre o Unreal Engine e deixa-nos tomar controlo de um tanque com o objectivo de defender uma pequena cidade de vagas de inimigos, numa espécie de arcade shooter que usa os dois analógicos para movimentar e direccionar os tiros.
Este jogo tive oportunidade de experimentar e a simplicidade do jogo, aliada ao seu grafismo minimalista proporcionou um momento bastante divertido. É mais um jogo para seguir durante o seu desenvolvimento.

 

Por fim, a DreamStudios tinha consigo o divertido Guess What e ainda um computador com uma imagem apelativa para nos dar uma pequena ideia do que está para chegar. Em conversa com o Pedro Barreto, ficámos a saber que esse jogo começou a ser desenvolvido há dois meses. Será um RPG, ainda sem nome, e terá um forte inspiração no Zelda. Mal podemos esperar!

 

Existiam mais uma mão cheia de jogos, nomeadamente Minimon, um jogo inspirado no Pokemon e que possivelmente será lançado daqui a 6 meses para o Steam onde já recebeu aprovação e aguarda resposta da Microsoft e Nintendo.para sair para as consolas e a produtora PrimeMakers tinha em exposição o seu Tower Defense Vaults of Greed. Mais uma vez, tenho pena de não ter tido oportunidade de falar com todas as produtoras. Mas estou certo que estão todas no caminho certo.
E tu, caro leitor, tiveste presente na Lisboa Games Week, experimentaste algum jogo nacional? Conta-nos a tua experiência e o que achaste.

Comentários

Comentários