OpenIV está de volta ao modding de GTA V

hulkgtav

Devem recordar-se de da notícia da semana passada que dava conta do fim da plataforma para modding OpenIV. Depois de um aviso da Take Two Interactive, o programa para inserir mods não oficiais no Grand Theft Auto V foi descontinuado. Mas, já está de volta.

Conforme explicámos, o programa é um browser especial que permite injectar ficheiros modificados no jogo no seu modo offline, permitindo criar quase jogos inteiramente novos, como a famosa modificação para jogar como agentes da polícia, LSPD First Response.

Na altura, ficámos a saber que a editora Take Two insinuava que o programa estaria a ser usado para criar modificações ilícitas para o modo multi-jogador do jogo, GTA Online. O problema é que não era esse o intuito da plataforma e a comunidade de modding juntou-se em força para protestar o seu fim. E a sua voz foi ouvida, aparentemente.

Segundo uma resposta nas pergunta frequentes na página de suporte do jogo, a produtora do jogo Rockstar Games interpelou a Take Two no sentido de “agilizar” as suas mais recentes acções. Embora mantenham que irão continuar a agir judicialmente contra mods que interfiram com GTA Online, há que salvaguardar a criatividade dos modders.

Assim, segundo a Rockstar, “a Take Two decidiu não tomar acções judiciais contra projectos de terceiros que envolvam jogos e PC da Rockstar que sejam ‘single player’, não sejam comerciais e respeitem a propriedade intelectual de terceiros”. Salvaguardando algum abuso potencial deste tipo de flexibilidade, esta atitude abriu portas ao regresso de OpenIV.

O programa surgiu neste fim de semana, na versão 2.9.0 mas numa nova build 907 de 23 de junho. Não há nenhumas novidade em particular, sendo descrita esta nova versão como tendo correcção de erros e de pequenas melhorias.

Muitos se interrogam do porquê do sucesso de GTA V. Sim, GTA Online e o seu contínuo suporte explicam uma boa parte do sucesso contínuo deste jogo. Contudo, não explica totalmente a sua longevidade. Os mods que permitem quase reinventar o jogo são uma componente importante do sucesso.

A Rockstar deve reconhecer o valor dos mods e parece empenhada a apoiar os seus fãs. Resta apenas saber se este retrocesso devolve valores positivos às meta-análises negativas dos utilizadores no Steam.

Comentários

Comentários