O novo comando da PS5 chama-se… DualShock 5

63

Pouca surpresa. Se a próxima consola da Sony se chama PlayStation 5, só seria de esperar que o seu comando, também na quinta geração, recebesse uma designação semelhante. Até porque este DualShock 5 nem é muito diferente do actual (pelo que vimos).

A confirmação veio de uma fonte improvável, embora oficial. No site da PlayStation França, a página dedicada à compatibilidades da actual PS4 foi actualizada. E nesta tabela, entre os vários dispositivos compatíveis com a consola, na linha “Compatibilité DualShock” (Compatibilidade DualShock), aparece o “DS4” (este o actual DualShock 4) e… “DS5” o próximo comando que, pelos vistos, será também compatível com a actual geração PS4.

Aliás, já foi mencionado várias vezes que haverá retrocompatibilidade total entre a PS5 e os actuais comandos da PS4, não só com o DualShock 4, mas também com comandos de terceiros devidamente licenciados, como o fantástico Thrustmaster eSwap Pro Controller. O que são óptimas notícias para quem quiser investir a sério no seu interface desde já.

Obviamente, a designação “DS5” acima pode ser apenas um “placeholder” até que a Sony se decida como vai chamar o comando. Ainda assim, de acordo com as últimas imagens que vimos do DevKit da PS5, em que figura um dos novos comandos, parece-nos um design praticamente intacto e semelhante ao actual DS4. Por isso e porque a Sony também nunca foi muito original a nomear cada nova consola ao longo destes anos, achamos que será esse mesmo o nome do novo comando.

Certezas, só quando a Sony revelar finalmente a PlayStation 5 ao mundo. Isso deverá acontecer algures neste ano, agora que a marca confirmou que não estará na E3, esperamos eventos mundiais de revelação e talvez uma PlayStation House como aconteceu com os lançamentos das últimas duas consolas. O seu lançamento está previsto para o final deste ano.