O estranho jogo do Steam Summer Sale gerou confusão

114

Muitos encheram o fórum com perguntas e poucas respostas explicaram fosse o que fosse.

E a Valve está consciente disso. O jogo, chamado de Steam Summer Sale Grand Prix deveria ser mais um meta-jogo habitual nestes saldos sazonais, dando pequenos bónus e prémios apetecíveis, principalmente jogos da lista de desejos. Mas, nem tudo correu bem.

Logo nas primeiras horas, os participantes eram convidados a gastar pontos em troca de boosts para dar liderança a uma das cinco equipas em jogo. Caso essa equipa ganhasse o dia, os participantes teriam a hipótese de ganhar 1 a 3 jogos da lista de desejos (dependendo da classificação da equipa). Acontece que uma das equipas, a Corgi ganhou uma liderança abismal e venceu vários dias, sem que ninguém percebesse bem como.

Embora a Valve tentasse equilibrar as coisas, a Team Corgi acabou por ganhar também a final com uma vitória absolutamente esmagadora. E os jogadores, mesmo assim, não entenderam bem o que se passou, gastando dinheiro nas pechinchas dos saldos e a tentar atingir objectivos jogando títulos da sua biblioteca, na esperança de ganhar um dos jogos na sua lista de desejos. Mas, no que toca ao meta-jogo em si, as mecânicas não eram nem claras, nem intuitivas e as explicações só confundiam mais. Houve até quem nem conseguisse gastar os pontos que tinha, batendo em “limites” inexplicáveis.

Mas, embora tudo isto fosse apenas aborrecido para os jogadores, outro problema maior surgiu. Porque os prémios dados a cada dia eram de jogos contidos nas listas de desejos, os jogadores começaram a delapidar essas listas para evitar ganhar algum jogo menos apetecível. Esta questão alarmou os produtores de jogos, uma vez que as listas de desejos são uma das formas de se tomar o pulso à popularidade de um determinado título. Como muitos removeram quase todos os jogos da sua lista, a quebra foi muito acentuada.

Numa nota publicada na página do meta-jogo que dá conta do final da “competição”, a Valve reconhece que houve algumas coisas que não correram bem e que “numa próxima ocasião” vai melhorar as coisas. E para demonstrar a sua gratidão pelos que participaram embora confusos, informa que vai escolher aleatoriamente 5000 jogadores e dar-lhes o jogo do topo da lista de desejos. Se foram um dos vencedores, deverão perceber em breve.

Este meta-jogo Grand Prix, entretanto, terminou no passado Domingo. Os saldos de Verão do Steam terminam hoje mesmo, durante esta tarde.