O estranho caso das análises de Borderlands 3

92

… e quase que nos esquecíamos do trailer de lançamento.

Já devem saber que Borderlands 3 está quase a chegar. Mais ou menos 3 dias de espera e já o poderão jogar. Até já temos um trailer de lançamento e tudo. E também já podem ter visto algumas análises por aí… mas poucas, muito poucas.

Não é incomum que algumas produtoras escolham distribuir os jogos pelos meios de comunicação mais perto do dia de lançamento ou logo após ser lançado. Algumas fazem-no deliberadamente, outras simplesmente não têm outra hipótese por causa de algum problema regional na distribuição. No caso de Borderlands 3, porém, a situação é mais estranha.

Nestes dias já poderão ter visto uma ou outra análise publicada, mas apenas de sites “seleccionados” pela 2K Games. Nem sempre os meios recebem o jogo ou lançam as análises ao mesmo tempo, é certo. Mas, neste caso a situação é mais bizarra. Isto, porque a editora decidiu limitar (muito) os sites com acesso ao jogo, alegando “questões de segurança”.

O formato escolhido pela 2K para dar acesso a analistas de jogos, logo à partida é francamente fora do vulgar. Ao invés de enviar ou disponibilizar chaves de acesso ao jogo, como é costume, a 2K decidiu disponibilizar inteiras contas especiais da Epic Games Store. Até aqui tudo bem, não é inédita esta opção de disponibilizar contas inteiras em lojas, embora gere alguns problemas de credenciais que não fazem muito sentido.

O problema é que essas contas contém uma série de versões experimentais do jogo, alegadamente builds incompletas ou antigas do jogo. Obviamente, este tipo de builds são absolutamente confidenciais e de acesso restrito, estando muitas vezes repletas de bugs e erros graves por resolver. Ou seja, daquelas que podem gerar “questões de segurança”.

Estas builds, de facto, deram imensas dores de cabeça a quem as usou para analisar o jogo, muito por causa dos seus problemas crónicos que chegaram mesmo a prejudicar algumas avaliações. Talvez por isso a 2K quisesse restringir o acesso a estas infames contas, sob pena de darem uma má imagem geral do seu título. E estamos certos que situações recentes de fuga de informação podem também ter influenciado esta decisão.

Seja qual for o motivo, muitas das análises previstas, incluindo a nossa, estão agora pendentes até que a 2K Games disponibilize o jogo final para análise aos meios. E, sejamos sinceros, também queremos que seja uma versão sem erros, próxima do título final. O objectivo, como já sabem que fazemos sempre, é dar-vos uma avaliação do mesmo jogo que também irão jogar e não alguma versão diferente.

Ah, quase nos esquecíamos do tal vídeo de lançamento para o jogo. Fantástico, hilariante e frenético, como só a Gearbox Software consegue fazer:

Não sejam supersticiosos, Borderlands 3 é lançado nesta Sexta-feira dia 13 de Setembro para a PlayStation 4, Xbox One e PC.