Nvidia apresenta a GeForce RTX 3060… como esperado

21

A revelação não foi nenhuma surpresa. Já se esperava que, perante o sucesso da nova série RTX 3000 a Nvidia acabasse por lançar o modelo de “entrada” mais cedo ou mais tarde. A nova GeForce RTX 3060 foi apresentada hoje na feira CES 2021.

Aproveitando o mais recente processador Ampere, a RTX 3060 promete capacidade Ray-Tracing e suporte para a emblemática tecnologia DLSS, tudo por um preço bem mais modesto (pvp anunciado de 329$ dólares) que as demais placas gráficas mais robustas, inclusive a sua “irmã” mais potente, a RTX 3060Ti, lançada no ano passado.

A chegar em Fevereiro, a Nvidia descreve a nova placa “budget” com estando “logo abaixo da 3060Ti” em termos de performance. Foi anunciado que tem 10x mais performance que a GTX 1060, 13 TFLOPS de processamento de shader, 25 TFLOPS de processamento Ray Tracing e 101TFLOPS para processar a tecnologia Nvidia DLSS. Tudo isto a correr em 12GB de memória GDDR6. Nada mau para uma placa de entrada.

Paralelamente, a Nvidia anunciou que as RTX estão a chegar aos portáteis, com as 3060, 3070 e 3080 a caminho nas principais marcas. Os custos de um portátil de gaming deverão ser mais acessíveis que a anterior geração a avaliar pelos preços das novas placas.

Resta só saber se haverá stock para comparar estas placas gráficas. Nos últimos meses, tanto a Nvidia como a AMD têm enfrentado uma procura sem precedentes das duas placas gráficas, tendo respondido com pouca oferta de produto. A especulação tem estado ao rubro com preços impensáveis no mercado paralelo. Vejamos o que irá acontecer com a nova placa em Fevereiro.