Novo trailer e detalhes de performance para Psychonauts 2

13

Agosto não costuma ser um mês muito entusiasmante para lançamentos de jogos, mas a produtora Double Fine tem outras ideias. O seu promissor Psychonauts 2 chegará no mês do calor e temos mais detalhes do jogo, acompanhados de um novo trailer.

Começado pelo novo vídeo, este é um trailer do enredo do jogo. Neste título de plataformas, Raz é o mais recente dos Psychonauts, agentes que usam os seus poderes psíquicos para deambular pelas mentes alheias e resolver problemas de grande escala. Contudo, logo no primeiro dia, Raz descobre que a organização que defende não é bem o que parece.

Ao mesmo tempo que revelaram este vídeo a Double Fine e a Microsoft apresentaram alguns detalhes de performance no que toca às plataformas de jogo. O grande destaque vai para a Xbox Series X que recebem a melhor versão, enquanto que a PlayStation 5… recebe talvez a pior versão do jogo, se tivermos em conta as suas reais capacidades. Explicamos:

Xbox One

Resolução: Full HD (1080p)
FPS: 30
HDR: Não

Xbox One X

Resolução: 4K (2160p)
FPS: 30
HDR: Não

Xbox Series S

Resolução: 3K (1620p)
FPS: 60 (120fps com 120Hz a 1080p)
HDR: Sim

Xbox Series X

Resolução: 4K (2160p)
FPS: 60 (120fps com 120Hz a 1440p)
HDR: Sim

PlayStation 4

Resolução: Full HD (1080p)
FPS: 30
HDR: Não

PlayStation 4 Pro

Resolução: QHD (1140p)
FPS: 30
HDR: Não

PlayStation 5

Resolução: QHD (1140p)
FPS: 60
HDR: Não

Percebem agora? A PS5 está apenas a correr uma versão “acelerada” do jogo da PS4, em retrocompatibilidade. Olhando para a tabela acima, as consolas PlayStation parecem francamente preteridas neste projecto. Pode haver uma explicação simples para este facto, não quer dizer que seja perfeitamente justificável. Recordamos que este jogo começou como um projecto independente, financiado via crowdfunding, inicialmente previsto apenas para a PlayStation 4, Xbox One e PC.

Com o advento das novas consolas, era normal que este projecto de longa data e com vários adiamentos pelo caminho, acabasse por contemplar um upgrade nas plataformas. Acontece que a Double Fine foi adquirida pela Microsoft em 2019, o que pode explicar porque motivo as Xbox Series X|S recebem uma versão nativa, enquanto que a produtora não se sente muito virada para optimizar o jogo nas novas consolas rivais. Vejamos, porém, se esta decisão provoca algumas perdas nas vendas.

Psychonauts 2 chegará a 25 de Agosto para a PlayStation 4, (tecnicamente também à PlayStation 5), Xbox One, Xbox Series X|S e PC. Será um lançamento também no Xbox Game Pass.