Novidades vindas dos The Game Awards 2019

45

Há algum tempo que este evento se tornou bem mais que uma festa de prémios para os melhores jogos do ano. É também uma oportunidade soberana para editoras e produtoras anunciarem novidades e surpreenderem os fãs. The Game Awards 2019 não foi excepção.

Todos os anos por esta altura os The Game Awards são muito antecipados para saber quais foram os jogos mais marcantes do ano. Contudo, muitos são os que esperam trailers e revelações, como o carimbar de um ano e um prenúncio do próximo. Esta edição, podemos dizer, foi das mais marcantes e já vão ver porquê.

Godfall

Desenvolvido pela Counterplay Games e editado pela Gearbox, este é um novo ARPG de fantasia com combate melee. A fórmula parece francamente “standard” para o género a solo ou em modo cooperativo, com muitos bosses implacáveis e bastante “loot”. Está previsto para finais de 2020 para PC e PlayStation 5.

Bravely Default II

É mais uma parceria entre a Nintendo e a Square Enix, trazendo uma sequela na mítica série Bravely Default. Este é na verdade o terceiro jogo da franquia, pela mão da equipa original (também responsável pelo igualmente aclamado Octopah Traveler) e pelo compositor de banda sonora também original Revo. O jogo está prometido para algures no próximo ano na Nintendo Switch.

Senua’s Saga: Hellblade II

Este é o primeiro jogo anunciado para a Xbox Series X. A Ninja Theory capitaliza no seu primeiro jogo, aproveitando também a sua nova “casa” nos Microsoft Studios da melhor forma. Hellblade 2 é a continuação da trágica história de Senua, naquele que parece ser mais um avanço tecnológico impecável. O jogo está prometido para o próximo ano numa data a anunciar, pelos vistos como exclusivo da nova consola.

Prologue

Depois da “febre” de PUBG, Brendan “PlayerUnknown” Greene e a sua produtora homónima anunciaram um novo jogo. Na verdade, não sabemos bem do que se trata porque só foi mostrado este sucinto teaser. O que é prometido neste novo título é “exploração, experimentação e novas tecnologias e experiências de jogo”. Isto tudo, “fora do género Battle Royale”. Ao certo, ao certo… é um jogo novo que chega também no próximo ano em plataformas por anunciar.

Weird West

Não seria um jogo da Devolver Digital se não fosse estranho. Os Wolfeye Studios, composto por ex-elementos dos lendários Arkane Studios, trazem este jogo repleto de mistérios e cowboiadas, com seres fantásticos à mistura. A sinopse fala de uma “aventura criada à medida das acções dos jogadores, com histórias onde tudo conta e com o mundo a reagir às nossas escolhas”. Não há qualquer data ou plataforma de lançamento anunciada.

Ruined King e CONV/RGENCE

A Riot Games volta à carga com dois novos títulos baseados na sua mítica franquia MMO League of Legends. Ruined é uma história para ser jogada a solo, desenvolvida pela Airship Syndicate. Neste jogo, vamos explorar a cidade de Bilgewater e as Shadow Isles, com um novo formato de combate por turnos. Quanto a CONV/RGENCE, é um jogo de plataformas da Double Stallion Games em que jogamos com Ekko e com um dispositivo que manipula o tempo. Ambos estão previstos para o próximo ano em datas a anunciar.

Ghost of Tsushima

Tal como prometido no último State of Play, um novo trailer para este muito aguardado jogo foi revelado neste evento. Passado no Japão Feudal, este jogo de acção em mundo aberto da Sucker Punch está em produção há algum tempo e só no próximo ano é que vamos finalmente chegar à companhia de Jin durante a invasão Mongol. Este será um exclusivo PlayStation 4, previsto para o Verão de 2020.

Naraka: Bladepoint

Vindo directamente da produtora Chinesa 24 Entertainment, Naraka é um novo título de acção multi-jogador, com muita fantasia e combates frenéticos. Como poderão ver no trailer, há muitas “inspirações” em jogos do momento neste género, pelo que será bastante familiar, em especial o gancho com corda e o parkour.

Gears Tactics

Imaginem Gears of War mas, ao invés de um Third Person Shooter, jogam-nos como um jogo de tabuleiro. Este é um jogo de estratégia por turnos, bem ao jeito de XCOM, baseado neste rico universo criado pela Epic Games e habilmente conduzido pela The Coalition. Vai chegar como exclusivo Xbox One e PC no dia 28 de Abril de 2020.

New World

Este trailer é bastante especial, uma vez que é a primeira revelação deste novo jogo dos Amazon Game Studios. Trata-se de um MMO de acção e role play passado num século XVII alternativo em que os Descobrimentos tiveram um “pequeno” twist, com uma ilha misteriosa forças sobrenaturais à mistura. Será lançado em Maio de 2020.

Fast & Furious: Crossroads

Não bastava o cinema, também os videojogos terão mais um título nesta franquia. Pela mão dos experientes Slightly Mad Studios (Project Cars), os próprios Vin Diesel, Michele Rodriguez e Tyrese Gibson entram nesta adaptação com as suas personagens lendárias. O jogo terá um modo de história e outro online multi-jogador, com acção em veículos e “golpes a alta velocidade”… o que esperavam? Será lançado em paralelo com o filme homónimo, a 22 de Maio de 2020.

Humankind

Vindo dos Amplitude Studios (Endless Space), como o próprio nome indica, este é um título de estratégia sobre a história da Humanidade. Começamos com o nosso humilde avatar e vamos evoluindo-o pelas nossas acções que também reverberam pela própria história. Este jogo será lançado algures no próximo ano, por agora apenas no PC.

Sons of the Forest

Esta é uma sequela do jogo The Forest, igualmente do estúdio Endnight. Trata-se de um título de acção e sobrevivência, passado algures numa floresta estranha e cheia de mistérios, onde os jogadores terão de sobreviver a seres mutantes horríveis e outros pesadelos. Não há datas reveladas ou plataformas para este jogo.

Magic: The Gathering – Theros: Beyond Death e Magic: Legends

A produtora Wizards of the Coast traz mais motivos para os fãs regressarem a este lendário franquia de cartas tornada videojogo. Theros: Beyond Death com as suas novas 350 cartas é mais uma expansão de peso, baseada na mitologia Grega. Será lançada a 24 de Janeiro de 2020. Já Magic: Legends será o primeiro MMO desenvolvido pela Perfect World. Este outro jogo massivo, porém, não tem ainda data anunciada de lançamento.

Maneater

Nada subtil, este é um jogo de Role Play onde somos… um tubarão. E, como devem calcular, o nosso “desporto” favorito é nadar e comer pessoas. O novo trailer mostra essa mesma acção, dentro e fora de água. Não há ainda data para este jogo, nem plataformas anunciadas de lançamento.

Warframe: Empyrean

A expansão Empyrean não só recebeu um novo trailer como foi mesmo lançada durante os The Game Awards para este jogo Free to Play. Adiciona combate cooperativo com naves até quatro jogadores, assim como novas opções de personalização para as novas naves Sigma Series Railjack.

Dark Alliance

Imaginem as vossas personagens preferidas da mítica série Dungeons & Dragons, trazidas “à vida” num RPG de acção cooperativa para quatro jogadores… Sonho tornado realidade para muitos fãs. Este trailer, porém, parece trazer um tom um tanto sensacionalista, heavy metal não está mal de todo, mas os planos de câmara são algo ridículos e não se encaixa muito bem na aura desta série. Pode ser apenas uma opção de marketing desajustada.

Nine to Five

Este é o primeiro projecto da produtora Redchill Games, formada pelo ex-director da Remedy Games, Matias Myllyrinne. Trata-se de um shooter de pequena escala (3vs3) com objectivos variados e rotativos e… coelhos. Não tem data nem plataformas de lançamento ainda, mas está previsto para algures no próximo ano.

Noutros anúncios, também ficámos a saber que a recém-ressuscitada Telltale Games recomeçou a produção de The Wolf Among Us 2, o shooter Apex: Legends tem um novo evento festivo “Mirage’s Holo-Day Bash” até 7 de Janeiro e The Elder Scrolls Online vai voltar a Skyrim depois de terminada a Season of the Dragon, algures também em Janeiro.