[Actualizado] Novidades para Final Fantasy XV

final-fantasy-15

Ainda no âmbito da feira Gamescom a decorrer na Alemanha, a Square Enix revelou os seus planos para o futuro do seu mais recente Final Fantasy XV. Já sabíamos que uma versão para PC estava na forja, mas há mais dados interessantes para este título em particular.

[Actualização]

Afinal, parece que tantos os requisitos de hardware, como o espaço ocupado em disco da versão PC de Final Fantasy XV foram alvo de um lapso na divulgação.

Nas notas de imprensa distribuídas durante a Gamescom 2017, as informações de hardware lá contidas, pelos vistos, dizem respeito à actual versão de demonstração que está a ser mostrada na feira. Segundo a Square Enix na pessoa do director Hajime Tabata numa entrevista ao site Kotaku, os dados divulgados foram “um erro de comunicação”. O jogo final deverá ter muito maior optimização.

Revelação fora de tempo, erro de comunicação ou tentativa de diminuir a importância de tão elevadas especificações,  para optimizar o jogo de modo a ser menos exigente? Certamente teremos informações mais concretas quando estivermos mais próximos do lançamento desta versão.

[Notícia Original]

Para começar, voltemos à versão PC deste jogo. Conforme adiantámos, esta versão irá levar o título para um nível de fidelidade visual nunca antes visto. Capacidade de resolução até 8K com HDR 10 e recurso às ferramentas Nvidia Gameworks é realmente impressionante.

Contudo, esse potencial gráfico tem um preço. Foi anunciado que Final Fantasy XV irá precisar de 170 GB (!) de espaço em disco para instalação. Não, não nos enganámos. Foi este espaço em disco recomendado que foi divulgado numa nota de imprensa. Não admira que esta informação em particular tivesse sido omitida da apresentação inicial. Será altura para comprar um disco rígido maior?

Nem só de uma versão PC será o futuro deste título. A Square Enix anunciou também que está a produzir um novo jogo para dispositivos móveis. Chama-se Final Fantasy XV: Pocket Edition e será lançado para iOS, Android e Windows Phone. O jogo contará com as personagens do jogo original num formato de banda-desenhada e controlos simplificados. Terá 10 episódios, sendo o primeiro gratuito.

Os utilizadores do PlayStation VR já saberão que um episódio adicional dedicado a este dispositivo está planeado há algum tempo. Contudo, a sua data de lançamento prevista para Setembro, “derrapou” para 21 de Novembro.

Monsters of the Deep é uma expansão de aventura em que Noctis irá pescar em diversos locais de Eos. Haverão diversos desafios e um modo de pesca livre para os interessados. Quem pré-encomendar esta expansão terá direito a um tema dinâmico e um fato especial.

Entretanto, se se mantiverem na versão original para PS4 e Xbox One, a Square Enix também anunciou algumas novidades para o jogo base actual. A actualização de Agosto trará um novo selector de capítulos para escolher qual a secção querem jogar, saltando as demais. Adiciona também uma enciclopédia de monstros para consultar entre outras novidades.

Por fim, um rumor. Já sabem como tratamos os rumores por aqui, por isso não levem isto muito a peito. Contudo, este rumor em particular parece ter alguma base. Parece que, depois das consolas originais, do PC e dos dispositivos móveis, Final Fantasy XV pode chegar à Nintendo Switch.

Esta probabilidade foi levantada durante uma transmissão em directo na Gamescom. O director do jogo Hajime Tabata afirmou que deseja “fazer tudo o que podem com o franchise”. Tabata continuou por dizer que “há uma determinada consola que as pessoas poderão estar a pensar, que soa um pouco com ‘twitch’… acho que ficamos por aqui.” Precisam de mais pistas?

Comentários

Comentários