Novidades do Day of the Devs

39

Ontem, depois do evento principal Summer Game Fest, tivemos logo a seguir o Day of the Devs, dedicado às produções independentes. E há vários títulos curiosos para destacar.

Comemorando 10 anos deste projecto, a produtora Double Fine e a iam8bit realizam este evento regularmente à margem dos demais, sempre focada em dar apoio a estúdios e produções mais humildes, projectos “Indie” que necessitam da nossa atenção.

Nesta edição, a seleccção trouxe-nos uma série de projectos interessantes, com algumas ideias interessantes que, na sua maioria, são conceitos de equipas independentes e com orçamentos humildes para os concretizar.

Embora o grande destaque da noite de ontem fossem os jogos AAA, estas produções denotam imenso talento e criatividade, além de bastante estranheza, num excelente contraste com as ideias mais “mainstream” que estamos habituados. Ora confiram a lista de destaques na noite passada:

16. Time Flies

Literalmente um simulador da vida de uma mosca. A sua curta vida age como uma metáfora da nossa própria vida tão efémera. Este interessante conceito está previsto para o próximo ano.

15. Planet of Lana

Descrito como uma “odisseia fora da Terra”, está é uma aventura “side-scroller” com uma arte muito peculiar. Esta jogo será lançado ainda neste ano para as consolas Xbox e para PC.

14. Choo-Choo Charles

Esta é uma aventura psicótica em que o protagonista é um comboio amarelo que anda à caça de um outro comboio aracnídeo. Chegará ainda neste ano para PC via Steam.

13. Escape Academy

Este é um jogo inspirado nas famosas “escape rooms”. Foi ligeiramente adiado para 14 de Julho, data em que chegará às consolas PlayStation, Xbox e PC, disponível também via Xbox Game Pass.

12. A Little to the Left

Um interessante jogo de puzzles que envolve gatos. Não precisamos dizer muito mais para chamar a vossa atenção. Será lançado ainda neste ano para a Nintendo Switch e também para PC.

11. Bear & Breakfast

Hank, um urso, tem um negócio que precisa da nossa ajuda para ser gerido, um “bed & breakfast” no campo. Façam “check in” a 28 de Julho na Nintendo Switch e no PC.

10. Animal Well

Uma “metroidvania” com um peculiar design retro em “pixel art”, com efeitos visuais impressionantes. Ainda não tem data de estreia mas chegará brevemente para a PlayStation 5 e PC.

9. Naiad

Uma ninfa aquática recém-nascida precisa aprender sobre o seu novo mundo e conhecer criaturas na sua demanda para proteger o seu rio. Está previsto ainda para este ano, para já apenas no PC.

8. Roots of Pacha

Ainda não cansaram de simuladores de agricultura? Este é passado na pré-história, o que lhe dá um certo “twist”. Será lançado ainda neste ano e uma demonstração está já disponível no Steam.

7. Desta: The Memories Between 

Dos mesmos produtores de Monument Valley, esta é uma aventura no género roguelike com tácticas por turnos. Chegará ainda neste ano, primeiro aos dispositivos móveis, mais tarde às consolas e ao PC.

6. SCHiM

Um simpático jogo de plataformas com uma mecânica interessante que envolve saltar de sombra em sombra. Ainda não tem data de lançamento mas já podem colocar na lista de desejos no Steam.

5. Fox and Frog Travellers The Demon of Adashino Island

Um título gigante para esta produtora Nipónica, a Asoby.dev. Como muitos jogos Japoneses, é um desafio entender estes JRPGs. Será lançado em breve para a Nintendo Switch.

4. Goodbye World

Outro jogo da Asoby.dev, desta vez um jogo de aventura, que inclui também elementos de plataformas e puzzles. Está previsto ainda para este ano, desta vez para PC.

3. Birth

Um novo título no género “point’n’click” que aborda a complexidade de fazer uma mudança para uma nova cidade. A sua arte é, no mínimo, estranha. Chega em Agosto para PC.

2. How to Say Goodbye

Basicamente, um jogo de puzzles sobre ajudar fantasmas a seguir rumo no sub-mundo. Claro que há um feiticeiro com outras ideias. Será lançado ainda neste ano para PC.

1. Little Nemo and the Guardians of Slumberland 

Nesta “Metroidvania”, o pequeno Nemo explora o mundo dos sonhos usando brinquedos e doces. A sua campanha de angariação de fundos arrancou nestes dias no Kickstarter se quiserem colaborar.