Novidades de Mass Effect: Legendary Edition detalhadas

mass-effect-trilogy

Tida como uma das melhores aventuras RPG da última década, Mass Effect está quase a regressar com uma reedição que inclui diversas melhorias técnicas. A Electronic Arts e a Bioware detalharam quais são estas melhorias, principalmente focadas no visual.

Apesar de, ainda hoje, se aguentarem muito bem no hardware actual, pelo menos os dois primeiros Mass Effect, de 2007 e 2010, respectivamente, já lutam um pouco para se manterem actuais. Mesmo o terceiro jogo de 2012 podia beneficiar de algum polimento, embora os seus problemas não sejam tanto cosméticos.

A nova edição anunciada, Mass Effect: Legendary Edition incluirá os três jogos da trilogia (nada de Andromeda, portanto) e todos os DLCs lançados nesta trilogia, mais de 40 expansões e adições de conteúdo, incluindo alguns bónus inéditos de conteúdo. Contudo, a principal novidade é o polimento geral dos três jogos, com inúmeros ajustes visuais ao nível de texturas, iluminação e efeitos especiais.

No vídeo acima, podemos ver inúmeras cenas icónica que nos lembramos da versão original e que nesta reedição parecem francamente melhoradas. As diferenças são claramente ao nível de definição de texturas e modelos, especialmente das personagens. A produção compara esta edição a um trabalho de “restauro”, em vez de uma recriação. O que significa que algumas animações e modelos poderão continuar a parecer datados, uma vez que não foram reconstruidos.

Ainda assim, é de assinalar a melhoria visual, especialmente se tivermos em conta que a trilogia passa a suportar resolução 4K com HDR, contribuindo para isso “centenas de milhar” de novas texturas de maior resolução. Já agora, na PS5 e XSeriesX|S, terão ainda a melhoria nos carregamentos mais velozes e 60fps estáveis.

Mesmo sem mexidas no conteúdo, não é por isso que os jogos não tenha sofrido uns quantos ajustes. O famigerado final expandido de Mass Effect 3, passa a ser o final definitivo desta edição. A nível de jogabilidade, o sistema de cobertura foi revisto nos três jogos, as secções no veículo Mako foram especialmente melhoradas (obrigado, Bioware!), havendo também um refinamento da IA inimiga. Há também ligeiras melhorias no interface e menus, tornando-os similares nos três jogos.

Uma novidade curiosa é que agora é possível escolher mais elementos de aparência do Comandante Shepard, sendo mesmo possível escolher a aparência da versão feminina do terceiro jogo nos dois primeiros. Outra novidade interessante mas um pouco menos positiva, é que Mass Effect 3 não terá a sua componente online multi-jogador.

Mass Effect: Legendary Edition será lançado a 14 de Maio na PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Comentários

Comentários