Nova patente pode indicar emulação PS3 na PS5

PS3SuperSlim

Uma nova patente registada pela Sony parece sugerir que, em breve, poderemos ter a tão desejada emulação de jogos da PlayStation 3 na mais recente PlayStation 5.

Calma! Antes de irem a correr ao armário buscar as caixas de jogos PS3 para jogar na nova consola, leiam primeiro. A nova patente é bastante complexa e é focada em “converter código ‘legacy’ em código actualizado” em periféricos clássicos. À partida, parece indicar que a Sony está só a trabalhar em recuperar periféricos com código mais recente. Há contudo aqui uma possível intenção de apostar na emulação de jogos.

A patente foi descoberta pelo site GameRant e chama-se “Systems and Methods For Converting A Legacy Code Into An Updated Code”. Mostra métodos de emulação de periféricos clássicos, como o PlayStation Move e outros na mais recente consola. E, claro, lá estão vários periféricos da era PlayStation 3.

A especulação é: Que outro motivo teria a Sony de emular estes periféricos PS3 senão para os poder jogar na nova consola… com jogos da mesma era? Há anos que a Sony entretém a ideia de trazer emulação de jogos clássicos nas suas consolas mas, tirando alguns títulos seleccionados e tecnologias como a possibilidade de jogar clássicos PS3 na nuvem via PlayStation Plus, pouco foi feito nesse sentido.

O que está e causa é a preservação de títulos clássicos que, com a extinção ou fim do suporte de hardware poderá ser colocada em causa. Durante a sua vida, a PS3 gozou de uma popularidade negativa por causa da dificuldade da sua programação. O que pode provocar alguma resistência na Sony para tornar a sua real emulação uma realidade.

Vejamos no que esta patente se torna, talvez seja apenas uma tentativa de dar uso aos periféricos mais antigos ou será mesmo uma iniciativa concreta de, finalmente, emular a PS3 na nova consola.

Comentários

Comentários