Nostalgica – o primeiro museu de videojogos em Portugal

12049686_1624623724455514_1227595984967444855_n

Recordam-se quando vos falámos de uma campanha de angariação de fundos para criar o primeiro museu português de videojogos? Essa mesma campanha não conseguiu atingir o objectivo pretendido. Contudo, deu visibilidade à ideia do Mario Tavares que se espalhou além fronteiras.

Como diz o ditado popular: Fecha-se uma porta, abre-se uma janela e foi isso mesmo que aconteceu à ideia do Mario, que lhe permitiu criar uma série de parcerias. Entre elas destaco o Museu brasileiro de vídeojogos e a fundação Marquês de Pombal, mas existem muito mais como revistas e produtoras nacionais.

Com uma dimensão deste calibre o Mario, decidiu abandonar o nome “The Games Detective” por achar um pouco egocêntrico e acabou por baptizar o seu grande projecto de: Nostalgica.
Até ao momento, Nostalgica, já conta com um espaço de 200m2 no centro de Lisboa, onde permite montar a oficinia, criar uma equipa e, claro, um espaço para guardar os mais de 2000 artefactos que vão desde computadores a consolas, sem esquecer as arcades.
De relembrar que não será apenas um museu com as várias plataformas expostas, o objectivo de Nostalgica é relembrar a história da revolução tecnológica nos últimos 40 anos e também a manutenção de todos estes aparelhos.

Nostalgica estará mais uma vez presente na Lisboa Games Week que irá decorrer do dia 6 até ao dia 8 de Novembro, na Feira Internacional de Lisboa. Onde haverá também um torneio de Chuckie Egg, onde o grande vencedor leva para casa o ZX Spectrum Vega, podem ver todos os detalhes no vídeo a seguir.

Após a exposição, o museu ficará estabelecido no seu novo espaço, que indicaremos o local exacto assim que for possível.  Até lá, não se esqueçam de seguir a página oficial da Nostalgica no Facebook, para saber todos os detalhes em primeira mão.

[iframe src=”https://www.facebook.com/video/embed?video_id=1904642189760852″ width=”750″ height=”450″]

 

Comentários

Comentários