Nintendo Wii e 3DS encerram eShop

nintendo-3ds-wiiu

A Nintendo encerrou hoje a sua loja digital nas consolas Nintendo Wii e Nintendo 3DS. Ainda entre as consolas mais populares de sempre, as duas plataformas clássicas estão a dar “os últimos cartuchos”.

Deixou de ser possível comprar jogos e outros itens digitais na loja da Nintendo nestas consolas. Anunciado no ano passado, deve ter dado tempo para fazer as últimas compras, se é que já não estão com uma Nintendo Switch nas mãos para substituir estas consolas.

Não é o fim total do suporte, ainda poderão descarregar jogos que tivessem comprado anteriormente na eShop, simplesmente não poderão comprar novos itens. Dado que o mercado de jogos físicos está praticamente defunto, a aquisição de títulos está praticamente terminada. O que é uma situação algo séria no que toca à preservação de jogos clássicos que, assim, deixam de ficar acessíveis a novos jogadores.

A alternativa, de facto, é a Switch, onde já existem vários ports de jogos clássicos da Wii e 3DS e também temos de equacionar a existência de emulação destas duas consolas. Ainda assim, não é a situação ideal.

Para a história, a Nintendo Wii vendeu mais de 101 milhões de consolas, devolvendo à Nintendo o seu estatuto de grande “player” na indústria das consolas de videojogos. Teve uma evolução, a Wii U que foi a primeira tentativa da Big-N em criar um conceito híbrido. É ainda a sétima consola mais popular de sempre, a quarta consola de mesa mais popular, atrás das míticas PS2, PS4 e PS1, respectivamente.

Para a Nintendo, só mesmo a Nintendo DS, Switch e Game Boy foram melhores, todas estas consolas portáteis. O que nos leva à outra plataforma com loja descontinuada, a 3DS. Um evolução do conceito popular DS, a sua principal novidade era a estereoscopia, possível sem uso de óculos, opcional e que permitiu muitos conceitos experimentais em 3D. Já agora, estes jogos 3D não terão alternativa em nenhuma outra plataforma.

Comentários

Comentários