Nintendo apresenta a nova Nintendo Switch Lite

112

Tal como aconteceu com a sua outra consola portátil, a Switch terá uma versão mais “light”.

Gozando de imenso sucesso, era apenas uma questão de tempo até que a Nintendo apresentasse uma versão mais ligeira da sua consola do momento. A nova Nintendo Switch Lite pretende ser mais pequena, mais acessível e ainda mais portátil.

A chegada desta nova versão da consola era mais que previsível. Se não fosse uma análise mais cuidada do modelo de negócio da Big-N, pelo menos os inúmeros rumores já deviam ter revelado estes planos. Contudo, por ser mais ligeira, há algumas cedências a ter em conta, como já devem ter notado.

Sim, de facto não temos os Joy-con amovíveis e, se repararem, há um novo D-pad no lado esquerdo, ao invés dos 4 botões da versão original. Também não temos nesta versão o famoso HD Rumble ou o sistema de infravermelhos e a estrutura em si é menor, contendo o ecrã táctil de 5.5”.

E, não, também não possui uma doca para ligar a uma TV. Aliás, nem traz consigo alguma tomada HDMI sequer. É totalmente para uso portátil, sendo apenas compatível com outros Joy-con wireless que queiram emparelhar (além dos comandos embutidos).

Em termos de bateria, a Nintendo alega que tem uma duração entre três a sete horas, o que é uma ligeira melhoria perante a original que tem uma duração anunciada de pouco mais de seis horas entre cargas. De resto, a consola é virtualmente igual em termos de processamento e utilização. Se quiserem fazer mais comparações, consultem esta interessante página no site oficial.

Quanto a disponibilidade e preços, a nova Nintendo Switch Lite vai chegar a partir de 20 de Setembro deste ano, com disponibilidade nas cores amarela, cinzenta e turquesa. Haverá também uma versão especial de Pokémon, lançada mais tarde. Embora não tenhamos um valor para Portugal, o PVP a nível mundial é de 200$ Dólares, por isso, esperem um valor semelhante em Euros.