Nightdive Studios interrompe produção de System Shock Reboot

system-shock-shodan

Em produção há algum tempo e suportado por uma campanha de angariação de fundos, System Shock está para regressar através de um reboot. Infelizmente, a produtora Nightdive Studios anunciou uma paragem na sua produção e deu os motivos.

Com mais 1.3 milhões de dólares suportados por mais de 21000 financiadores no Kickstarter, este projecto começou por ser uma Remasterização (Remaster). Ao longo da sua evolução, porém, a equipa decidiu avançar para uma reconstrução de raiz, chamando-lhe de Reboot.

Nessa remodelação do projecto, o CEO da Nightdive Stephen Kick, revelou que, ao elevar este seu objectivo e aumentar o seu budget, o projecto assumiu novas dimensões, o que até obrigou a rever possíveis parceiros de publicação do jogo. Mas, houve outra repercussão inesperada e negativa.

Com esse crescimento, Kick diz que “quanto mais trabalhávamos no jogo, mais queríamos fazer”. Infelizmente, também começaram a ir “além dos conceitos que tornaram System Shock tão grandioso”. Costuma-se dizer em bom Português, que quando se dá “o salto maior que a perna”, os problemas acontecem. E foi isso mesmo que aconteceu.

“Perdi o controlo das coisas”, diz Kick. Apesar de acreditar que fê-lo pelas “melhores razões”, ficou claro que o caminho que estavam a seguir “não era o correcto”. Kick afirma mesmo que sentiu que tinham virado costas aos patrocinadores da angariação de fundos.

Assim, a produção anunciou uma paragem no projecto, agora que também estava numa fase de conversão do motor gráfico Unity para o mais poderoso Unreal Engine. “Tive de colocar a equipa num hiato”, diz Kick, “enquanto reavaliamos o nosso rumo para regressarmos à nossa visão”. O CEO assegura que esta é uma pausa e não um fim.

Se tudo correr bem, o velhinho jogo de acção com elementos RPG de 1994 deverá voltar com grafismo e mecânicas ajustadas à actual geração de hardware. E, pelo que nos dá a entender no empenho da produção, com o mesmo ADN que o tornou tão singular.

Com data anunciada para finais de 2017 e depois para inícios de 2018, com esta paragem, como devem calcular, já não há data de lançamento para System Shock Reboot. Este jogo está previsto chegar para PC, Xbox One e PlayStation 4.

Comentários

Comentários