NetEase adquire estúdio Quantic Dream

12

A NetEase, a par da Tencent, é a “outra” gigante tecnológica Chinesa que, lentamente, tem também entrado no mercado dos videojogos. A sua aquisição da Francesa Quantic Dream é o passo mais assinalável.

Conhecida pelos seus dois maiores êxitos Heavy Rain e Detroit: Become Human, a Quantic Dream começou como um estúdio interno da Sony Interactive Entertainment, ganhando independência em 2019. Desde então, tentou sobreviver pelos seus meios, primeiro por relançar os seus jogos no PC e até em outras plataformas.

Contudo, desde há algum tempo que não ouvimos falar de rigorosamente nada vindo deste estúdio. Aliás, o projecto mais pronunciado, Star Wars: Eclipse… eclipsou-se (desculpem a piada), com rumores que a produção estaria em apuros para desenvolvê-lo. Subitamente, esta aquisição surge no que parece ser o melhor momento possível para evitar o pior.

Recordamos que a NetEase já tinha uma participação no estúdio Francês, sendo aliás o seu investimento inicial um dos catalisadores da sua independência. Agora, a aquisição tornou-se completa (100%), quatro anos depois do primeiro passo.

Segundo o comunicado da Quantic Dream, a empresa estará a planear os seus próximo “25 anos”, garantindo que retém a sua “independência em termos de linha editorial, direcção artística dos projectos e gestão do estúdio”. Quanto a projectos concretos para o futuro, porém, a empresa mantém-se em completo silêncio.

Além deste investimento, a NetEase tem participação em empresas como a Bungie, onde investiu 100 mil milhões de dólares e parcerias de publicação na China com empresas como a Activision. Além disso, também tem participado na fundação de novos estúdios à volta do mundo.