Nem tudo está bem com Batman: Arkham Knight

bakerrorheader

Já sabemos dos problemas que tem assolado o jogo na versão PC. Além de quebras de performance, muitos jogadores queixam-se de crashes constantes e outros problemas. Mas, não é só a versão PC do jogo Batman: Arkham Knight a ter problemas. Apesar de muito bem recebida, a versão de consolas também dá dores de cabeça ao pessoal da Rocksteady Games.

Se leram a nossa análise, já sabem que gostámos muito de jogar este último Batman da trilogia Arkham. Infelizmente, há diversas pessoas que não tiveram oportunidade de apreciar a beleza e enorme atenção ao detalhe deste jogo. A versão PC, ao contrário do que é regra geral, possui um claro downgrade de performance e aspecto, além de inúmeras questões técnicas que resultam em quebras e mesmo crashes do jogo. O port para PC foi efectuado em conjunto com a empresa Iron Galaxy Studios (que já tinha feito o port para Arkham Origins).

Imagem: DSOG

Entretanto, a Warner Brothers e a Rocksteady já removeram o jogo (na versão digital) das lojas online até que os problemas sejam resolvidos. Os jogadores que já tinham o jogo, são até encorajados a activar os reembolsos do Steam, se assim o desejarem. Para os persistentes, porém, há boas notícias. Uma actualização que está a ser trabalhada em conjunto entre a Rocksteady, a Iron Galaxy, a Nvidia e a AMD. Num trabalho contínuo de devolver dignidade ao homem-morcego, os planos para este port incluem:

  • Suporte para mais de 30FPS nas opções de grafismo.
  • Resolver o erro de texturas de baixa resolução.
  • Melhorar a performance geral e quebras de frames.
  • Mais opções gráficas no menu.
  • Melhoramentos na leitura do disco rígido.
  • Resolver o problema de jogar em ecrã inteiro em portáteis de jogo.
  • Melhoramentos na memória de sistema e uso da VRAM.
  • Correcções de erros no Nvidia SLI.
  • Premitir o AMD Crossfire.
  • Novas actualizações de drivers Nvidia e AMD.

Não há data específica para estes melhoramentos serem lançados, uma vez que a produção fala que é um trabalho conjunto e moroso. Uma patch intermédia, entretanto, já está disponível e corrige alguns problemas mais flagrantes:

  • Resolvido um crash que acontecia quando alguns jogadores saiam do jogo.
  • Resolvido um erro que removia os efeitos de chuva e “ambient occlusion”. Mais melhoramentos neste ponto a caminho.
  • Resolvido um erro que fazia o Steam voltar a descarregar o jogo quando se verificava a integridade do cache do jogo no programa-cliente.
  • Resolvido um erro que causava um crash quando se desligava o Motion Blur no BmSystemSettings.ini. Uma correcção futura irá criar uma opção de menu para esta definição.

Post Oficial: Steam Community

E, apesar de não ser tão grave, a versão Playstation 4 também tem os seus problemas. Não envolvem a jogabilidade, qualidade visual ou performance. Trata-se da simples capacidade de descarregar o jogo e jogar. Desde o dia de lançamento que quem comprou a versão digital do jogo está a braços com velocidades de download absolutamente impensáveis nos dias de correm. Pode não ser um erro do jogo em si, no entanto, outros downloads na PSN decorrem de forma normal com velocidades dentro do aceitável. Se é um erro da PSN, porque só acontece com este jogo? Notem quanto tempo este utilizador terá de esperar pelo download dos 16 GB iniciais (os restantes serão descarregados já em jogo) dos 46 GB totais do jogo.

Setenta e nove horas para descarregar 16.6 GB. A Sony Playstation defende-se que se trata de um jogo de elevada procura, criando o que se chama de “bottlenecks” nos servidores. No entanto, também os DLC e actualizações de Batman Arkham Knight sofrem de lentidão crónica.

E não são só os downloads lentos que ensombram a versão PS4. Também a ligação interna do jogo aos servidores da Warner Brothers está, desde o dia de lançamento, intermitente. Esta ligação não tem nenhuma utilidade excepto oferecer um novo fato para Batman (com gosto duvidoso diga-se) e permitir enviar os dados de jogo para uma tabela mundial (Leaderboards). Este erro só afecta utilizadores Playstation 4, uma vez que na Xbox One e PC não há informação deste erro.

Mas não se assustem com isto. O jogo está fantástico, apesar de todos estes problemas que serão resolvidos em breve. Na versão PC é uma questão de tempo até ser lançada uma correcção para todos os erros. Na versão PS4 os problemas podem ser apenas chatos mas sem influência na jogabilidade ou performance. No final, Gotham espera-vos. Se ainda não têm o jogo, que tal uma borla com o nosso Passatempo onde oferecemos 3 jogos PS4?

Comentários

Comentários