Need for Speed adiado para dar atenção a Battlefield 6

29

Parece que a recente aquisição da Codemasters estará já a fazer “ondas” na Electronic Arts. A produtora Criterion estava a trabalhar no próximo Need for Speed mas a equipa foi movida para a produção do próximo Battlefield 6 em suporte do estúdio DICE.

A notícia foi avançada pelo site Polygon. A franquia NFS não tinha uma data concreta de lançamento de um novo título mas já estaria algo na “forja”. Agora, já não deverá acontecer tão cedo. A sua produtora foi apontada para dar suporte ao jogo de combate, um título que parece mais prioritário e ainda está programado para este ano.

Em comentário, a Chief Studios Officer da EA, Laura Miele, mencionou o desafio da pandemia, a aquisição da Codemasters e a saturação do mercado de jogos de condução como causas para este “repensar” de prioridades. Miele assegura, no entanto, que nenhuma franquia está em risco.

A Criterion já trabalhou várias vezes como estúdio de suporte, pelo que não é uma novidade propriamente dita. Ainda assim, há alguns dias ficámos a saber que (provavelmente) também a DICE LA foi reorientada do seu objectivo de se tornar um estúdio mais independente, para voltar ao seu papel de estúdio de suporte na série Battlefield.

Das duas uma: ou a produção de Battlefield 6 estará atrasada para um lançamento neste ano (já estava, uma vez que o ciclo de dois anos apontaria para 2020), ou então a EA quer um sucesso estrondoso na próxima edição do seu shooter. Nem que para isso tenha de sacrificar outras franquias.

Por outro lado, a já mencionada Codemasters pode estar a ser preparada para tomar as rédeas dos jogos de condução dentro do universo de jogos da EA. Um adiamento pode dar tempo à produtora britânica de se reorientar e planear o que fazer, trazendo claramente a devida experiência e qualidade que NFS tanto procura há várias edições.

Tanto Battlefield 6 como um novo Need For Speed estavam apontados para este ano fiscal (que termina em Março de 2022) para a PlayStation 5 e Xbox Series X|S (e não só). Agora, parece que só mesmo o shooter é que deverá cumprir esta janela de lançamento.