Não, a Sony não tentou adquirir a CD Projekt

cd-projekt-red

Nos últimos dias, um rumor frequentemente lido e escutado por aí foi que a Sony estaria em vias de comprar o estúdio de The Witcher e Cyberpunk 2077. A própria CD Projekt fez questão de desmentir.

Não seria propriamente algo descabido, uma vez que as principais empresas nesta indústria estão numa busca sem precedentes para adquirir mais e mais estúdios, numa série e preocupante caminhada para monopólios. Grandes estúdios e editoras, que outrora pareciam “intocáveis” acabaram nas mãos de mega-corporações que não se importam de desembolsar milhões para angariar estúdios e propriedade intelectual.

Este rumor em particular apareceu há várias semanas, lá para Março. Nunca houve acções concretas ou movimentos financeiros que o confirmassem, muito menos comunicados oficiais. Como em todos os rumores, porém, quanto mais tempo passou sem um desmentido, mais força foi ganhando, havendo mesmo quem jurasse que iria mesmo acontecer. Até porque não é a primeira vez que (alegadamente) uma grande empresa quer comprar a CDPR. No passado, até a Electronic Arts foi mencionada.

Coube à representante de relações públicas Ola Sondej a tarefa de esclarecer que a CDPR “não está em tais conversações com a Sony”. Também numa reunião com investidores, o CEO Adam Kiciński disse categoricamente que “a CD Projekt não está à venda, desejamos permancer independentes”. O que mata completamente a possibilidade de, pelo menos por agora, a Sony adquirir este estúdio.

O que não quer dizer que não tenha, de facto, havido alguma intenção de sondar a produtora e editora Polaca, que não tenham sido lançados valores para cima da mesa ou que até não tenha sido feita uma proposta em privado. Costuma-se dizer na gíria popular que “onde há fumo, há fogo”. Acontece que a CDPR não parece interessada e, por isso, se houve alguma negociação, é agora obviamente irrelevante.

Não é que a empresa precise de uma injecção de capital ou algum “salvamento” corporativo. Segundo o relatório financeiro citado acima, o jogo The Witcher III: Wild Hunt atingiu recentemente a impressionante marca de 50 milhões de unidades vendidas nas várias plataformas. Tem também um óptimo plano de desenvolvimento para o futuro próximo nas suas duas principais franquias, The Witcher e Cyberpunk, parecendo muito bem situada financeiramente. Para quê vender?

Bom, a Bungie também dizia o mesmo...

Comentários

Comentários