Myamoto diz “A PS Vita precisa de jogos”

1249

Myamoto, criador do Super Mario e The Legend of Zelda, deu recentemente uma entrevista à revista Edge onde se pronunciou sobre a PS Vita.

Na opinião de Myamoto, a Vita é tecnicamente uma consola muito boa mas faltam-lhe os jogos para que a combinação software e hardware faça dela um produto competitivo.

É obviamente uma consola com muito potencial [PS Vita], e existem muitas coisas que se podem fazer com ela. No entanto, não vejo a combinação de consola + jogos que faça dela um produto forte.

De facto, desde o seu lançamento no Japão, em Dezembro de 2011, onde vendeu cerca de 325,000 unidades, que as vendas têm vindo a ser cada vez menos, tendo na 9ª semana de vendas vendido apenas 12,309 unidades. Nesta mesma semana foi mesmo ultrapassada pelo sua antecessora, a PSP, que vendeu cerca de 15,000 unidades. As vendas foram um pouco impulsionadas com o lançamento mundial, tendo a Vita, até à data de 28 de Fevereiro, vendido cerca de 1.2 milhões de unidades a nível mundial.

Os números são de facto baixos e a situação é muito semelhante ao que aconteceu à 3DS, que quando foi lançada não tinha grandes títulos que atraíssem os gamers. Como diz Myamoto:

Quando lançamos a Nintendo 3DS não tínhamos o Super Mario 3D Land, o Mario Kart 7, nem o Kid Icarus: Uprising. Queríamos tê-los tido no lançamento mas não fomos capazes de terminá-los a tempo. De qualquer das formas, estávamos à espera que as pessoas comprassem a 3DS por acharem que era uma consola promissora. No entanto, olhando para trás, vemos que faltavam grandes títulos quando a lançamos.”

No entanto, após ter baixado o seu preço em Agosto de 2011 e após o lançamento de grandes títulos como o Super Mario 3D Land, a 3DS tem vindo a vender cada vez melhor, tendo, até a data de 31 de Março, vendido cerca de 17 milhões de unidades.

Em resumo, a Vita está a sofrer do mesmo problema que a 3DS sofreu após o seu lançamento – não tem títulos que atraiam a sua compra. Além dos conteúdos incluídos no lançamento da consola, não têm surgido grandes novidades, estando o próximo grande título, Gravity Rush, anunciado para o próximo mês de Junho.