Muitas novidades para a franquia Age of Empires

17

Aconteceu neste fim de semana o evento digital Age of Empires: Fan Preview, a Microsoft apresentou imensas novidades para Age of Empires II: Definitive Edition, Age of Empires III: Definitive Edition e para o muito esperado Age of Empires IV.

Que óptimo ano para os amantes de Age of Empires e de RTS no geral. Esta série não pára de evoluir, especialmente com um novo título a chegar e muito empenho nas versões definitivas dos dois últimos jogos. E é mesmo com AoE2 e AoE3 que a produção quer começar a premiar os fãs de longa data. Há novo conteúdo a chegar a estes dois jogos.

Para Age of Empires II: DE, teremos uma segunda expansão chamada de Dawn of the Dukes que chegará neste Verão. Esta nova campanha leva os jogadores para a Europa de Leste numa nova campanha e outras novidades. Além disso, até ao final do ano este jogo ainda receberá Batalhas Históricas em modo Cooperativo com missões escolhidas para jogar com amigos.

Quanto a Age of Empires III: DE, no próximo dia 13 de Abril (amanhã), chega uma actualização gratuita com um novo explorador para a facção Americana e novas unidades, incluindo uma nova “Home City”. Contudo, esta adição gratuita tem uma condição: precisam atingir o nível 50 do “State Challenge”. Alternativamente, sempre podem comprar esta mini-expansão. Lá mais para o final do ano, novas facções Africanas também serão adicionadas ao jogo.

O grande destaque deste evento, porém, é mesmo Age of Empires IV. E há muito para assimilar do que foi revelado. A Microsoft e a Relic Entertainment não se pouparam em detalhes, talvez porque o jogo tem estado um pouco no “segredo dos deuses” nestas últimas semanas.

Para começar, as suas facções. AoE4 vai abordar o que parece ser a era dos grandes impérios, especialmente os orientais. Nesta apresentação, foram anunciados os Normandos, os Ingleses, os Indianos do Sultanato Islâmico de Deli, os Chineses e os Mongóis. A produção mostrou o vídeo da Campanha da invasão dos Normandos a Inglaterra, assim como uma apresentação das civilizações Chinesa e Sultanato de Deli.

Claro que o que todos queriam mesmo ver eram os combates. Tanto em terra como no mar, a Relic parece ter mantido a fórmula de evolução compassada e assente na evolução técnica e social de cada civilização escolhida. No vídeo abaixo, essa evolução fica bem evidente, dando-nos uma progressão desde a idade das trevas com os Ingleses, passando pelo período feudal dos Chineses, avançado para a idade dos castelos de volta aos Ingleses e, por fim, a era imperial novamente com os Chineses. E as batalhas navais mais em baixso parecem ainda mais interessantes, com muita atenção ao detalhe e efeitos visuais. Infelizmente, apenas parece, porque é só um teaser…

Age of Empires IV está previsto chegar ainda neste ano para PC via Microsoft Store e Steam, sendo também um título de lançamento para o Xbox Game Pass.