Muitas alterações na actualização de Star Wars Battlefront

star_wars_battlefront_high-res_screenshot_berdu.0

Ontem mencionámos que hoje iríamos ter uma actualização de conteúdo para Star Wars Battlefront. Além de um novo mapa, mais modos de jogo em mapas já existentes, novos fatos e outras adições, também teremos algumas mexidas na jogabilidade. Nem todas serão do vosso agrado.

Não se pode dizer que a DICE e Electronic Arts não estão empenhadas em apoiar continuamente o seu Battlefront. No entanto, já ontem tinha ficado no ar que haveriam algumas alterações e balanceamento em armas e modos de jogo. Pelo histórico da DICE com Battlefield, seria de esperar um batalhão de Nerfs a armas. Já no passado recente a produtora tinha reduzido a injustiça em armas (DL-44) e explosivos deste novo Battlefront.

Agora, a lista de correcções é muito mais extensa… e controversa:

Mudanças em Armas e Cartas

  • Dano extra do Explosive Shot na EE-3 reduzido de 10 para 4 por tiro
  • Dano extra do Explosive Shot na SE-14C reduzido de 10 para 5 por tiro
  • Tempo de bloqueio do Homing Shot aumentado de 0.4 para 1.5
  • Distância do bloqueio do Homing Shot reduzido em 10 metros
  • Velocidade do projéctil do Homing Shot reduzida de 30 para 23
  • Valor de sobreaquecimento da RTC-97 aumentado em 8%
  • Tempo de reabastecimento do Bowcaster aumentado (Normal 18 para 25 e Upgrade 15 para 20)
  • Tempo de reabastecimento da Flash Grenade aumentado (Normal 16 para 20 e Upgrade 12 para 15)
  • Tempo de reabastecimento do ION Torpedo aumentado (Normal 15 para 25 e Upgrade 12 para 20)
  • Tempo de reabastecimento do Thermal Detonator aumentado (Normal 15 para 20 e Upgrade 10 para 15)
  • Tempo de reabastecimento da Impact Grenade aumentado (Normal 16 para 25 e Upgrade 12 para 20)
  • Tempo de acção do Explosive Shot reduzido (Normal 7 para 5 e Upgrade 10 para 7)
  • Tempo de reabastecimento do Scan Ping aumentado (Normal 8 para 10 e Upgrade 5 para 8)
  • Queda de bala para a Cycler Rifle reduzida
  • Dano da Cycler Rifle aumentado de 90 to 100 em proximidade (10 metros)
  • Ritmo de fogo da DL-44 reduzido de 250 para 180 (Sobreaquecimento também alterado)
  • Carta de Bounty Hunter Nível 3 com redução de percentagem de 100% para 85%
  • Tiro do Bowcaster com dano revisto: Completamente carregado (5 tiros) de 50 para 15 ou parcialmente carregado (1 a 3 tiros) de 50 para 10.
  • Distância do bloqueio do ION Torpedo reduzida de 600 para 500 metros
  • Distância do bloqueio do Smart Rocket reduzida de 1000 para 500 metros
  • A RTC-97 aumenta a instabilidade de tiro quanto em fogo contínuo
  • Tempo de duração do Scan Ping reduzido em mais de 50% (de 7 segundos para apenas 2)
  • Tempo de reabastecimento da Barrage aumentado, Normal de 18 para 40 e Upgrade de 15 para 35
  • Tempo de duração do Explosive Shot reduzido, Normal de 7 para 5 e Upgrade de 10 para 7

Alterações nos veículos

  • Pickups dos Starfighters têm agora um atraso de 20 segundos no seu respawn
  • Pickups dos T-47 Airspeeder têm agora um atraso de 10 segundos no seu respawn
  • Energia da Millennium Falcon e Slave I reduzida em 30%

Alterações nos modos de jogo e mapas

  • Removido o turbolaser em Sullust que permitia matar jogadores no spawn
  • Tempo de respawn de turbolasers destruidos aumentado em 15 segundos
  • Novas zonas seguras e pontos de spawn adicionais para mapas de Supremacy
  • Novas zonas seguras e pontos de spawn adicionais para mapas de Walker Assault
  • Novas zonas seguras e pontos de spawn adicionais para o mapa de Turning Point em Jakku
  • Corrigido erro em que o jogador se despenhava instantaneamente quando escolhia um veículo em Jakku
  • Pickups de naves de heróis em Fighter Squadron tem agora tempos mais aleatórios
  • Corrigido erro no modo Heroes vs Villains em que os jogadores podiam usar as suas cartas antes do arranque da sessão.
  • Actualizada a gestão dos spawns entre modos de jogo grandes e pequenos.
  • Reduzido o bónus por sessão de Blast de 2000 para 1000
  • Reduzido o bónus por vitória de Blast de 750 para 500
  • Aumentado o bónus por sessão de Hero Hunt de 1000 para 1750
  • Reduzido o bónus por vitória de Hero Hunt de 500 para 250
  • Reduzida a pontuação por danos nos X-Wings e TIE Fighters da IA de 20 para 10
  • Número de jogadores mínimos por sessão actualizados: Walker Assault 20, Supremacy 20, Dropzone 4, Blast 4, Cargo 4, Fighter Squadron 4, Hero Hunt 4, Droid Run 4, Heroes Vs Villains 4, Turning Point 20

Alterações aos Heróis

  • Dano da arma de Han Solo à distância diminuído. Dano vai de 70 (era 75) para 30 (era 35) entre os 10 (era 20) e 25 (era 40) metros
  • Dano da arma de Boba Fett à distância diminuído. Dano vai de 30 para 20 (era 25) entre os 30 e 60 (eram 80) metros
  • Raio de dano do míssil explosivo de Boba Fett reduzido de 4 para 2.5, dano máximo aumentado de 1 para 1.2 metros
  • Míssil de Boba Fett já não se bloqueia ao jogador inimigo

Correcção de erros

  • Animações de ataques com atordoantes já funcionam
  • Corrigido erro quando se efectuava um ataque próximo sobre nada parava o movimento da personagem
  • Depois da transição do AT-AT o ecrã ficava negro, foi corrigido
  • Diversas pedras em que o jogador ficava preso foram corrigidas
  • O marcador de interacção com a Speedebike já aparece de forma correcta
  • As armas do modo Survival funcionam agora de forma igual ao multi-jogador
  • Caixa invisível por baixo da nave rebelde em Jakku que causava colisões removida
  • Jogadores com mais mortes (kills) já não serão impedidos de receber o Troféu/Achievement “Playing the objective” no modo Blast

No rigor, nesta lista as reduções de dano, alcance ou efectividade parecem favorecer um balanceamento genérico para “agradar a todos” ao invés de uma redução de reais injustiças na jogabilidade. Ou seja, a DICE parece agradar o jogador casual que não gosta de morrer porque alguém sabe dominar um certo tipo de arma. De um ponto de vista comercial, é uma jogada inteligente, até porque muitos jogadores já atingiram níveis elevados e dominam sessões inteiras, afastando os recentes ou erráticos. Mas, por outro lado, Star Wars Battlefront parece castigar os melhores jogadores por obrigá-los a reaprender a jogar e a lidar com as (agora) mínimas diferenças entre armas.

Aumentar o tempo de espera para as cartas de explosivos pode ser inteligente para evitar a chuva de granadas constantes em cada sessão. Mas aumentar a velocidade do sobreaquecimento e adicionar instabilidade na RTC-97 é simplesmente torná-la absolutamente dispensável. Sendo uma arma de pouquíssimo dano, apesar da cadência, todos os tiros certeiros contavam. Também os heróis Han Solo e Boba Fett e as suas naves, que podem ajudar a dar a volta numa sessão, passam a ter alcances e dano reduzidos para quase metade e até perderam capacidades. Agora, jogar com os heróis compensa muito menos.

Algumas reclamações devidas foram ouvidas, como alguns bugs e colisões ou os famigerados pontos de respawn que muitas vezes nos colocavam à frente de dezenas de inimigos. Mas quem reclamou tanto do Bowcaster tornado-o agora absolutamente banal, terá que lidar com a Cycler Rifle que agora é 100% letal a menos de 10 metros. Balanceamento, onde?

Comentários

Comentários