Modo poupança de energia na Xbox Series X|S torna-a mais “verde”

93

Numa nota publicada pela Microsoft, a empresa anunciou que o modo “Energy Saver” (“Poupança de Energia“) nas Xbox Series X|S já tem a capacidade de descarregar actualizações.

Assim, o modo “Instant On” já não é estritamente preciso. Até agora, para garantir que a consola se mantém actualizada em sistema operativo e jogos, era necessário activar este modo. Contudo, este modo tem um consumo médio de energia na ordem dos 10 a 15 Watts em 24 horas, dependendo do modelo. O que no final do mês pode significar um aumento da conta da luz… e do ambiente.

O modo “Energy Saver”, por seu lado, coloca a consola em hibernação e, a partir da actualização de firmware de Março para as consolas, tem a opção de descarregar automaticamente as actualizações, procurando-as de 24 em 24 horas e desligando-se quando termina. Caso as actualizações automáticas esteja desligadas neste modo, o jogador terá de forçar as actualizações manualmente. Este modo, porém, consome 20 vezes menos energia que o anterior “Instant On”.

A funcionalidade “Quick Resume” dos jogos, que permite retomar instantaneamente os jogos no mesmo ponto depois de desligada a consola, funciona nos dois modos. Praticamente, agora o modo de arranque instantâneo só é usado para quem pretender usufruir de acesso remoto à consola. De resto, não se justifica muito usá-lo doravante. Por causa disto, o modo “Instant On” chama-se agora de modo “Stand by” depois desta actualização de Março.