Modern Warfare III vende bem mas não atinge as expectativas

CODMWIII (7)

Não nos surpreendeu lá muito e parece que a crítica e os fãs no geral também não ficaram muito convencidos. De facto, Call of Duty: Modern Warfare III aparece nos tops de vendas mas não com o sucesso que se esperava.

Na nossa análise, dissemos que “não esperávamos que esta série de sucesso chegasse a este ponto, claramente a tentar facturar o mais possível com algo já visto, ao mesmo tempo que não quer minimamente correr grandes riscos, esperando que a reacção seja exactamente a mesma”. Isto, apesar de apreciar a jogabilidade online, numa “revisão mais clássica na velocidade e lógicas”, “mesmo que só tenha mapas “reciclados”. A nossa opinião, pelos vistos, foi idêntica noutros meios da especialidade e, especialmente, entre os fãs da franquia que se fazem ouvir.

Por isso, neste momento o jogo agrega apenas 55 pontos no Metacritic, bem abaixo dos jogos recentes desta franquia. Nesta plataforma é o Call of Duty menos cotado e nas últimas cinco edições, curiosamente, está abaixo de outro jogo da Sledgehammer Games, Call of Duty: Vanguard, outro título que nos desapontou, este com 73 pontos de avaliação. Comparado com Modern Warfare II do ano passado, então, a queda é muito mais acentuada na apreciação geral, uma vez que esse outro jogo ainda hoje se mantém nos 75 pontos. Notem ainda que estas avaliações são baseadas na análise de críticos da especialidade. Se virmos as análises dos jogadores, então a média ainda desce mais, abaixo de uns míseros 17 pontos.

Ainda assim, como seria de esperar, Modern Warfare III entrou nas tabelas dos jogos mais vendidos, muito por causa das várias promoções a decorrer com o jogo, a época festiva e, claro, a falta de um jogo à altura para fazer concorrência. Mesmo assim, aponta o site GI.Biz que, apesar de ter batido o primeiro lugar no top de vendas de unidades físicas no Reino Unido, está sensivelmente 25% abaixo das vendas do jogo do ano passado. Não há informação das vendas em outros países, especialmente a nível digital mas será notória também alguma quebra.

Considerando a oferta disponível de jogos como Super Mario Bros. Wonder, EA Sports FC 24, Marvel’s Spider-Man e outros, é bem possível que este lugar no top seja apenas temporário. Por outro lado, no resto do mundo estes tops costumam ser bem diferentes. É normal que um novo Call of Duty venda bem, porque vende bem todos os anos. Contudo, até quando é que é possível manter um “status quo” sem realmente apresentar algo significativo?

Comentários

Comentários