Microsoft Xbox adquire a Activision Blizzard

58

Mais uma notícia “bomba” que vem abalar o mundo dos videojogos. A Microsoft Xbox continua na sua campanha de aquisições, comprando agora a gigante Activision Blizzard e todos os seus estúdios por perto de 70 mil milhões.

Tal como aconteceu com a Zenimax, esta é uma enorme aquisição para a Xbox, trazendo para si as duas grandes editoras Activision e Blizzard, mas também estúdios de renome como a Treyarch, Sledgehammer Games, Beenox, Infinity Ward, entre outros. Isto significa que franquias como Call of Duty, Warcraft, Candy Crush, Tony Hawk, Diablo, Overwatch, Spyro, Hearthstone, Guitar Hero, Crash Bandicoot, StarCraft e outras, passam agora para as mãos da (ainda mais gigante) Xbox.

A promessa de Phil Spencer no comunicado oficial, é que as duas empresas continuarão a operar independentemente. Contudo, como vimos no caso das franquias da Bethesda, é bem possível que alguns exclusivos possam deixar de o ser e que alguns títulos possam mesmo deixar de ser lançados noutras plataformas que não a Xbox e o PC.

Num plano mais positivo, este era o melhor desfecho possível para a Activision Blizzard, depois de grandes e graves processos em tribunal que abalaram os bastidores da produção e da direcção. A dada altura falou-se de uma possível demissão da direcção e até de venda de franquias, antecipando uma futura falência. Por outro lado, isto significa que muitos dos grandes jogos deste grupo passarão a ser também disponibilizados no Xbox Game Pass. Teremos certamente mais informação no futuro.