Microsoft terá resolvido problemas de fps em jogos no Windows 10

31

Reportado há algum tempo, uma actualização do Windows 10 terá introduzido problemas de performance em jogos no sistema operativo. Várias actualizações depois, a Microsoft promete que resolverá o problema em breve.

Isto porque, apesar de várias tentativas, alguns utilizadores continuam a reportar problemas de quebras de fps (fotogramas por segundo), micro-pausas na imagem (stutters) e outras questões. Houve, de facto, melhorias entre actualizações e a situação parece mesmo ter sido resolvida para alguns na actualização acumulativa da semana passada. Mas, nem todos reportam essas melhorias.

A título de exemplo, um jogador reportou passar de 90fps para 70fps ou menos no Call of Duty: Warzone. Outro reporta stutters constantes em DOOM: Eternal. Mas, há mais relatos de inconsistência ou oscilação excessiva de fps em jogos que anteriormente eram bastante estáveis. Poderia ser uma questão de configurações ou drivers, mas a Microsoft já tinha assumido que, de facto, há um problema latente desde Abril.

Finalmente, parece haver “uma luz ao fundo do túnel”. A Microsoft está a preparar uma próxima actualização que promete resolver definitivamente o problema. Segundo as notas dessa próxima actualização, esta quebra estará relacionado como o Modo de Jogo (Game Mode) do Windows 10 a interferir com os planos de energia do PC.

Só que há um senão nestes planos futuros da Microsoft. As boas notícias, é que na próxima versão 21H2 já será incluída uma solução permanente para o problema. As más é que esta nova versão 21H2 poderá só chegar mais lá para o final do ano.

Esta versão, para já, só está disponível no programa Windows Insider em previsão. No entanto, neste caso, nem todos os utilizadores terão acesso a esta versão e é de esperar outros bugs introduzidos numa versão experimental. É possível que a próxima actualização de Agosto já traga esta correcção mas teremos de esperar para ver.

Entretanto, alguns utilizadores reportaram que atenuaram os problemas por escolher um plano energético de alta performance para o Windows 10. Outros reportam escolher também um plano de maior performance nos drivers da sua placa gráfica. Outra opção é simplesmente desligar o Modo de Jogo no Windows. Infelizmente, já não é possível fazer um “roll back” de versões como foi possível fazer anteriormente.