Microsoft poderá ter de indemnizar Activision se negócio de compra cair

activision_exterior

Na passada semana, a Autoridade Britânica para a Concorrência (CMA) deu um duro golpe no negócio de compra da Activision pela Microsoft. Se, de facto, este negócio não acontecer, um indemnização pode ser obrigatória.

A CMA bloqueou o negócio porque demonstrou preocupações quanto à concorrência nas plataformas “cloud”. Faltam deliberar outras autoridades que continuam a sua investigação, como a Americana FTC e a Comissão Europeia. Se, eventualmente, também estas autoridades bloquearem o negócio, este poderá cair por terra e a Microsoft poderá enfrentar um revés, uma indemnização na ordem dos 3 mil milhões de dólares.

Quem o diz é o próprio CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick. Convenhamos que as intervenções de Kotick nem sempre são as mais sensatas, pelo que teremos sempre de o escutar com “um pé atrás”. Ainda assim, este rumor circulou online depois da rejeição da Autoridade Britânica e o CEO acabou por confirmá-lo.

Numa entrevista ao site CNBC, Kotick foi interrogado sobre esta importância e o CEO não negou o valor avançado. Kotick chega mesmo a gabar-se que, caso o negócio não se concretize, ainda assim, ficarão “sentados em cima de 18 mil milhões de dólares”, o que inclui os lucros ganhos também em várias franquias proprietárias. Dinheiro, esse, que conta usar “em benefício dos accionistas”… em que se inclui ele próprio.

Com base nestes comentários e outros que proferiu no passado, Kotick parece preferir que este negócio não se concretize. É muito provável que prefira agarrar-se à posição que mantém há anos, mesmo perante acusações de gestão danosa e indiferente perante infindáveis processos judiciais sobre má conduta interna. Se a Microsoft conseguir, de facto, a compra, pode ser o fim deste polémico CEO.

Neste tipo de negócios de milhões, os contratos costumam figurar importâncias de indemnização caso falhem. Embora o montante anunciado de compra (68 mil milhões de dólares) seja francamente superior, é, ainda assim, um valor monetário bastante avultado. A Microsoft não irá desarmar, já anunciando que irá recorrer do parecer da CMA e é bem possível injecte ainda mais capital em negócios e parcerias paralelas para acalmar as preocupações.

Bom, é até possível que consiga negociar algo com a Sony PlayStation que agrade a todos e o negócio avance… ok, talvez isso seja fantasia…

Comentários

Comentários