Microsoft mitiga problemas da última actualização do Windows 10

windows_10_4k

Um recente hotfix da Microsoft foi lançado nestes últimos dias que, ao que parece, vem mitigar os problemas que revelámos há dias no Windows 10. Mitiga, mas não os resolve. Embora seja reportados que as questões de quebras de FPS são atenuadas, alguns jogadores mantém problemas.

Desde perdas de frames por segundo (por vezes na ordem dos 20fps ou mais), quebras temporárias (stutters), instabilidade geral, problemas nas partilhas de ecrã, falhas no Vsync e até crashes aleatórios, as actualizações KB5001330 na versão 2004 e 20H2 e a KB5001337 na versão 1930 e 1909 trouxeram muitas dores de cabeça à Microsoft. Embora a empresa alegue que são “poucos casos” os registados, os fóruns parecem dizer o contrário.

Entretanto, pelo menos a quebra de performance em jogo já foi reconhecida pela Microsoft e até já foi corrigido (ou melhorado) com um pequeno hotfix no registo do Windows. Segundo reportam uma série de jogadores, nessa recente actualização viram o problema da perda de FPS pelo menos reduzido e em alguns casos completamente resolvido. Menos mal, ainda que outros utilizadores do Windows 10 ainda tenham erros de ecrã azul e outras questões mais ou menos graves.

Querem saber se já possuem a correcção? Nos próximos dias deverão receber mais uma actualização, se é que não a têm já, uma vez que a correcção está a ser propagada de forma faseada. Para isso, a Microsoft recorre à nova ferramenta Known Issue Rollback e não há nada que precisem fazer, o sistema encarregar-se-á de fazer tudo automaticamente.

Se estão curiosos, é possível saber se já têm a correcção. Basta que recorram ao REGEDIT em modo de administrador e procurem esta entrada: “HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FeatureManagement\Overrides\4\1837593227”. Se o sistema não a encontrar, é porque ainda não a têm instalada e devem aguardar. (Nota: Não devem usar o Regedit se não estão à vontade para tal. A má utilização deste registo pode causar danos graves no PC).

Se ainda possuírem problemas ou não querem esperar por esta correcção, recordamos que podem sempre escolher remover as actualizações KB5001330 ou KB5001337 dos vossos Windows 10.

Comentários

Comentários