Microsoft lança plano familiar no Xbox Game Pass

14

Tal como acontece noutros serviços e plataformas, a Microsoft disponibilizou um plano familiar para quem subscreve o Xbox Game Pass. Isto permite que a família aceda ao conteúdo com uma só factura.

De acordo com a notícia publicada no Xbox Wire, este plano está para já apenas disponível na Irlanda e na Colombia para membros do programa Xbox Insiders. Esta é claramente numa fase de testes controlados antes de um lançamento global, até porque a Microsoft espera alterar o pacote mediante o feedback destes testes.

Este plano familiar tem um custo mais elevado que o plano singular. Embora o preço concreto não seja revelado no artigo, sabemos que 1 mês de Xbox Game Pass Ultimate (com um custo de 12.99€) dá 18 dias de acesso neste plano familiar. Isto significa que o preço mensal pode ascender aos 22€. Em troca desse valor, permite o acesso até cinco utilizadores dentro do mesmo agregado familiar, cada um com acesso único e independente ao conteúdo.

Este é, sem dúvida, um plano apetecível lá para casa… mas não só. Várias vezes estes “planos familiares” são subvertidos no seu intuito. Por exemplo, quando um grupo de amigos se reúne para comprá-lo e depois cada um usa-o independentemente. Não é propriamente ilegal mas, facto, não é esse o objectivo. Empresas como a Netflix têm vindo a restringir cada vez mais estas mecânicas de partilhas de contas. Vejamos como a Microsoft vai “policiar” os utilizadores.