Microsoft inicia testes para novo Xbox UI

20

O actual Xbox UI, o Interface de Utilizador das consolas Xbox, vai sofrer alterações de estética e navegação. As modificações são várias e as melhorias na navegação serão assinaláveis.

A Microsoft já não mexia no Xbox UI desde o lançamento das consolas Xbox Series X|S. Embora já fossem lançadas diversas actualizações e melhorias, esta é a actualização mais profunda de sempre para o interface. Vários designs e alterações serão gradualmente lançados em builds no programa Xbox Insiders. A ideia é obter o feedback dos utilizadores, entre críticas e sugestões.

Para já, entre as principais alterações previstas, está um redesenhar geral do aspecto dos menus, um pequeno “restyling” que mantém tudo familiar. Há uma nova secção denominada “Jump back in” com acesso rápido a jogos e aplicações recentes. Há também novos painéis para as preferências, loja, pesquisa e “meus jogos e apps” no menu Xbox Home. No menu principal, se fizermos scroll, teremos recomendações ajustadas às nossas preferências.

Para testar tudo isto, como já dissemos, a Microsoft está a pedir ajuda aos membros do programa Xbox Insiders. As builds com o novo Xbox UI serão lançadas gradualmente a partir desta semana no grupo de testes “Alpha Skip-Ahead”. O feedback da utilização será dado via Xbox Insiders Hub. Mais informações e como aderir aqui.

Depois de tudo testado e os bugs esmagados, estas e outras novidades no Xbox UI serão depois lançadas para todos os utilizadores no próximo ano como uma actualização de firmware gratuita nas consolas Xbox.