Microsoft e Sony anunciam parceria inédita

375

A Google promete “o mundo”, as duas rivais respondem à letra.

Não, tenham calma que ainda não é desta que as redes online se cruzam. Contudo, as eternas rivais Sony e Microsoft anunciaram uma interessante parceria nesta nova era de tecnologias de gaming online. Um claro juntar de forças contra uma certa rival…

Segundo o comunicado oficial, aqui partilhado pela Microsoft, a estratégia é procurar soluções para experiências de gaming e inteligência artificial baseadas na nuvem. “Trabalhando juntas”, diz o comunicado, “as empresas esperam trazer mais experiências aperfeiçoadas de entretenimento para os clientes de todo o mundo”.

A colaboração visa procurar formas de melhorar a experiência das ofertas de entretenimento, usando a tecnologia de ponta da plataforma Microsoft Azure para oferta de conteúdo e streaming de jogos. Aliás, a ideia é a Sony começar a usar esta plataforma em alguns dos seus produtos. Este projecto também irá abranger “criadores de conteúdo”, num piscar de olho claro aos streamers e criadores de vídeos online.

Há mais perguntas que explicações neste comunicado. De que forma irá ser usada a plataforma Azure na PlayStation se já existe o PlayStation Now? Será desta que a Microsoft se estreia no streaming de conteúdos para a Xbox? Até onde levará esta parceria entre as duas eternas marcas rivais? Certamente teremos mais informações no futuro próximo.

Recordamos que este anúncio surge depois da Google ter apresentado um serviço de streaming de jogos Stadia absolutamente revolucionário (a ser verdade o que promete, claro). Esta improvável parceria poderá ser a resposta mais robusta que as duas empresas podem dar: uma fusão de interesses contra a gigante dos conteúdos online.