Microsoft de olho nos elementos do DualSense da PlayStation 5

dualsense-xbox

As novas Xbox Series X|S têm novos comandos com excelente ergonomia, bons materiais e óptimo tempo de resposta, tal como indicámos na nossa análise. Mas, o comando DualSense da PS5 tem sido aclamado por aí e a Microsoft está atenta.

Pelo menos é o que podemos deduzir olhando para uma sondagem que foi lançada pela Microsoft aos novos compradores das Xbox, uma pesquisa que toca precisamente neste assunto. Geralmente, estas pesquisas dizem respeito à experiência das novas consolas e parecem seguir os procedimentos clássicos das empresas para receber feedback dos próprios utilizadores. Neste caso, porém, algumas questões relacionadas com o comando da Xbox Series X|S são bastante particulares e olham directamente para a “concorrência”.

Além de uma pergunta geral sobre se as novas consolas dão ou não uma “sensação de próxima geração”, o que mais surpreende é uma secção dedicada ao comando. Nesta, a Microsoft pergunta aos seus utilizadores se conhecem os elementos presentes no comando da PS5 e se gostariam de os ver também na Xbox.

Estes elementos a que se referem são, obviamente, o feedback táctil e os gatilhos adaptativos, elementos que tanto elogiámos quando experimentámos a consola pela primeira vez e quando fizemos a nossa análise. Ainda hoje achamos que fazem grande diferença em alguns jogos, sem dúvida. E não estamos sozinhos nessa avaliação.

Mesmo que neste momento seja apenas uma mera sondagem, talvez de modo a tentar perceber se, de facto, “vendem consolas”, não deixa de ser um interesse curioso. Não seria nada inédito uma revisão de um comando com base nas preferências dos jogadores. Já vimos inúmeras influências e inspirações cruzadas no passado. O próprio feedback táctil do DualSense se parece muito com o HD Rumble da Nintendo Switch, por exemplo. E, acreditem estas tecnologias beneficiam qualquer plataforma.

Comentários

Comentários