Microsoft confirma sucesso da Xbox Series X e ultrapassa 18 milhões no Xbox Game Pass

20

Em Setembro do ano passado, noticiámos 15 milhões de subscritores no Xbox Game Pass. Essa marca foi já amplamente ultrapassada, ao mesmo tempo que a Microsoft confirmou o sucesso de vendas que foram as consolas Xbox Series X|S.

A informação surge no mais recente relatório de contas da Microsoft, onde estão incluídos os dados relativos à marca Xbox. Segundo o documento, o lançamento das novas consolas foi “o maior de sempre” na marca, tendo também uma impressionante adesão aos serviços digitais associados. O principal beneficiado foi o serviço Xbox Game Pass, que atingiu os 18 milhões de subscritores.

Para nós, a versão mais completa deste serviço, o Xbox Game Pass Ultimate, que por apenas 12,99 €/mês oferece o serviço Xbox Live Gold, a biblioteca de jogos “on demand”, a biblioteca de jogos em stream e ainda o EA Play, entre outras regalias interessantes, foi o serviço do ano de 2020. Parece não estamos sozinhos nesta avaliação. As outras “versões” do mesmo serviço, são o Xbox Game Pass simples por 9,99 €/mês para consola e para PC, estes adicionando “apenas” a biblioteca de jogos “on demand”.

Esta qualidade na oferta atrai imensos subscritores. Contudo, levantámos sempre dúvidas sobre a real rentabilidade do serviço. São centenas de jogos “oferecidos” e regalias, com uma mensalidade tão acessível, dá que pensar. Contudo, a Microsoft não parece queixar-se. Pelo contrário.

Aliás, como reforço que a Microsoft não está (aparentemente) a perder neste negócio do X verde, no rescaldo deste relatório financeiro, foi anunciado que a decisão da semana passada de aumentar o preço do Xbox Live Gold foi cancelada, muito por causa da reacção negativa da comunidade. Aliás, a partir de agora, jogos online free-to-play deixam também de exigir esta subscrição Live Gold.

Por outro lado, a rentabilidade da secção de gaming da Microsoft, parece de vento em popa. Apesar de um 2020 tão atípico, a marca Xbox declarou um crescimento anual na ordem dos 40% no período homólogo. E, mais impressionante, foi o crescimento de quase 90% das vendas em hardware, o tal sucesso que mencionámos lá em cima resultante das vendas da Xbox Series X|S.