Microsoft bloqueia periféricos “não autorizados” nas consolas Xbox

Xbox2020_Cntlr_TiltedPorts_MKT_16x9_RGB

Ao longo de vários anos, os periféricos como comandos, volantes, joysticks, etc, sempre tiveram de ser licenciados pelas marcas para funcionar nas consolas. A Xbox, porém, sempre foi um pouco mais leniente. Até agora.

A partir desta semana, uma série de jogadores começaram a receber códigos de erro 0x82d60002 quando ligavam os seus dispositivos não autorizados à sua consola Xbox. Este não é um código de erro vulgar, é um indicado de que o comando usado não é licenciado. Esta é uma medida intencional da Microsoft para remover o suporte a estes dispositivos.

Consultando o site oficial de suporte sobre o erro, ficamos a saber que este código de erro durará duas semanas sempre que ligarem o dispositivo à consola. Findo esse tempo, aparecerá o código 0x82d60003 e então este deixará de funcionar em definitivo na consola. O artigo diz mesmo que aconselha os jogadores a “contactar o fabricante do acessório para obter ajuda sobre como o devolver”.

Drástico? Talvez. A Microsoft justifica esta medida como uma protecção aos jogadores e à consola, alegando que estes dispositivos podem “comprometer a experiência de jogo” (via VGC). Quando um dispositivo recebe o selo da Xbox, há um compromisso de qualidade e segurança óbvio. Como a empresa não pode garantir isso com outros comandos e periféricos não autorizados, decidiu bloqueá-los.

Obviamente, quem não ficou nada satisfeito com esta medida foram os fabricantes de dispositivos que, por qualquer motivo, não possuem licença da marca para produzir os seus periféricos. Embora alguns prometam aos clientes negociar uma licença com a Xbox, outros não terão tanta sorte, uma vez que o programa de parcerias da marca é algo restrito, estando actualmente confinado a cerca de 50 marcas. As próximas semanas serão complicadas para alguns jogadores e fabricantes.

No que toca aos nossos patrocinadores Razer e Thrustmaster, ambos possuem os devidos selos de parceria com a marca Xbox. É só um exemplo de duas marcas conceituadas em que não deverão ter qualquer problema com os seus dispositivos.

Comentários

Comentários