Microsoft anuncia serviço de streaming de jogos xCloud

project_xcloud

Já existem diversos serviços de jogos on-demand via streaming. Dos mais conhecidos será o PlayStation Now (que ainda não chegou a Portugal). Agora, é a vez da Microsoft apresentar a sua solução de stream com o Project xCloud, um projecto mais ambicioso.

Enquanto que outros serviços tentam trazer os videojogos em stream apenas para hardware mais potente, o xCloud tem o objectivo de os levar para uma Xbox ou PC, mas também para os dispositivos móveis. E a promessa é que não haja perca de qualidade se for jogado num smartphone ou tablet. O que, se for conseguido, será um feito sem precedentes, revolucionário para o gaming móvel.

Para cumprir esta promessa, a Microsoft irá usar tecnologia de ponta, recorrendo aos seus famosos servidores Azure. Neles, estão peças de hardware com capacidade de processamento de uma Xbox One, cujo conteúdo é depois enviado ao jogador via stream. Os jogadores poderão ligar os tradicionais comandos Xbox via Bluetooth ou usar o interface touch do próprio dispositivo. Mais para a frente, porém, a Microsoft planeia lançar um dispositivo de controlo dedicado.

Outra promessa para o futuro, é que seja possível jogar neste serviço via rede móvel 4G ou 5G. Contudo, a Microsoft está a braços com problemas de latência e estabilidade com este tipo de ligação. Também é preciso ter em conta o poder de processamento de cada dispositivo móvel, assim com a sua capacidade de controlo.

A primeira parte dos testes públicos do Project xCloud arrancará no próximo ano, com testes Beta numa data a anunciar. Por agora, a Microsoft os testes estão a ser realizados internamente. E é óbvio que teremos de considerar que Portugal pode muito bem ficar de fora da cobertura deste serviço.

Comentários

Comentários