Microsoft anuncia que retrocompatibilidade na Xbox One está concluída

315

Embora não fale num completo “fim” do programa de retrocompatibilidade dos jogos Xbox e Xbox 360 na actual Xbox One, a Microsoft anunciou que o catálogo de jogos deste programa está agora “completo”. O foco está agora completamente na Project Scarlett.

Sabendo que a próxima Xbox será inteiramente retrocompatível com as Xbox anteriores, a actual lista de jogos Xbox, Xbox 360 e Xbox One é incrivelmente longa para essa próxima consola, sem contar com os jogos que ainda faltam lançar na XB1 até lá e os que serão depois lançados nesta nova plataforma.

Talvez por isso, a Microsoft anunciou nesta E3 2019 que o programa de conversão de jogos clássicos para a Xbox One foi agora concluído com os últimos jogos adicionados ao catálogo. Contudo, a gigante Norte-Americana assegurou que a Scarlett vai “apontar para o futuro da compatibilidade” o que parece antever que o programa poderá ser retomado logo que a nova consola seja lançada.

“Depois desta semana”, diz o comunicado de Jason Ronald da Team Xbox, “não temos planos para adicionar jogos da Xbox original ou da Xbox 360 ao catálogo da Xbox One, mas estamos entusiasmados para continuar o trabalho na compatibilidade em todas as plataformas e dispositivos, permanecendo uma prioridade”.

Assim, o catálogo fica completo com cerca de 600 clássicos, com excelentes títulos da consola original Xbox e muitos favoritos da Xbox 360, perfeitamente jogáveis na Xbox One e futura Scarlett, inclusive no seu suporte para achievements e jogabilidade online. A lista completa pode ser consultada aqui. Faltam apenas os últimos jogos desta semana que estão nesta outra lista.

Ao contrário de outras plataformas que nos obrigam a comprar novamente o jogo, este programa pressupõe que, caso tenham o clássico em caixa ou associado à conta, só precisam de o descarregar na Xbox Store sem mais custos e jogar na Xbox One, tendo o DVD na consola se for caso disso, claro.

Esta semana foram adicionados os últimos títulos, como já dissemos, entre os clássicos Splinter Cell da Xbox original, ou o Far Cry original na Xbox 360. Nesta semana, a Microsoft está também a oferecer o jogo Too Human neste programa, assim com o DLC de alguns jogos seleccionados.