Microsoft anuncia que retrocompatibilidade na Xbox One está concluída

110

Este pode ser um “até sempre” ou um “até já” para este programa.

Embora não fale num completo “fim” do programa de retrocompatibilidade dos jogos Xbox e Xbox 360 na actual Xbox One, a Microsoft anunciou que o catálogo de jogos deste programa está agora “completo”. O foco está agora completamente na Project Scarlett.

Sabendo que a próxima Xbox será inteiramente retrocompatível com as Xbox anteriores, a actual lista de jogos Xbox, Xbox 360 e Xbox One é incrivelmente longa para essa próxima consola, sem contar com os jogos que ainda faltam lançar na XB1 até lá e os que serão depois lançados nesta nova plataforma.

Talvez por isso, a Microsoft anunciou nesta E3 2019 que o programa de conversão de jogos clássicos para a Xbox One foi agora concluído com os últimos jogos adicionados ao catálogo. Contudo, a gigante Norte-Americana assegurou que a Scarlett vai “apontar para o futuro da compatibilidade” o que parece antever que o programa poderá ser retomado logo que a nova consola seja lançada.

“Depois desta semana”, diz o comunicado de Jason Ronald da Team Xbox, “não temos planos para adicionar jogos da Xbox original ou da Xbox 360 ao catálogo da Xbox One, mas estamos entusiasmados para continuar o trabalho na compatibilidade em todas as plataformas e dispositivos, permanecendo uma prioridade”.

Assim, o catálogo fica completo com cerca de 600 clássicos, com excelentes títulos da consola original Xbox e muitos favoritos da Xbox 360, perfeitamente jogáveis na Xbox One e futura Scarlett, inclusive no seu suporte para achievements e jogabilidade online. A lista completa pode ser consultada aqui. Faltam apenas os últimos jogos desta semana que estão nesta outra lista.

Ao contrário de outras plataformas que nos obrigam a comprar novamente o jogo, este programa pressupõe que, caso tenham o clássico em caixa ou associado à conta, só precisam de o descarregar na Xbox Store sem mais custos e jogar na Xbox One, tendo o DVD na consola se for caso disso, claro.

Esta semana foram adicionados os últimos títulos, como já dissemos, entre os clássicos Splinter Cell da Xbox original, ou o Far Cry original na Xbox 360. Nesta semana, a Microsoft está também a oferecer o jogo Too Human neste programa, assim com o DLC de alguns jogos seleccionados.

Todas as notícias da E3 2019.