Mesmo antes de lançado, Hogwarts Legacy é um sucesso

HogwartsLegacy (7)

Apesar do lançamento oficial do jogo ser apenas amanhã, Hogwarts Legacy é já um dos jogos mais badalados por aí. Nem sempre pelos melhores motivos, é certo. Mas, é já um aparente sucesso.

Na nossa análise a um dos jogos que mais antecipámos para este ano, dissemos que Hogwarts Legacy fará “as delícias dos fãs de Harry Potter”, realizando as fantasias de quem sempre quis “viver neste castelo, aprender truques, evoluir como feiticeiro e ainda desvendar um enorme mistério, ao mesmo tempo que lutamos contra ameaças poderosas”. 

E não fomos só nós que apreciámos tanto este jogo. O consenso geral da crítica é que temos em mão um jogo de elevada qualidade e cheio de rigor no lore criado em torno do universo de Harry Potter, um mundo de magia criado pela escritora J. K. Rowling. Mas, aí mesmo reside um problema.

É que a autora foi alvo de duras críticas por causa de comentários recentes que a comunidade LGBT não gostou. O que levou a imensos pedidos de boicote às suas obras, envolvendo obviamente também este jogo. A resposta inicial até foi de adesão ao protesto, com alguns sites de videojogos a acompanharem a mensagem dos activistas, até mesmo nas suas análises ao jogo, o que descaracteriza completamente estes meios.

A resposta dos jogadores, porém, não parece ser a que os activistas esperavam. E o Steam é novamente a melhor forma de “tomar o pulso” da opinião. Além do jogo se manter no topo dos jogos mais adicionados na lista de desejos desta plataforma, só ontem o SteamDB registou um auge nesta plataforma de perto dos 490.000 jogadores simultâneos. E o jogo só é lançado amanhã!


Isto aconteceu porque o acesso antecipado já começou para quem adquiriu a versão Deluxe do jogo, arrancando 72 horas antes. E porque o embargo também terminou no início desta semana, também já há quem o esteja a transmitir online via Twitch, tendo o mesmo SteamDB registado uns impressionante 1.2 milhões de espectadores ao final do dia de ontem.

Infelizmente, entre tanta curiosidade para conhecer o jogo e tanta gente a jogar com genuíno interesse em conhecer esta (realmente) fantástica aventura, há também quem se infiltre nestes números para simplesmente lançar as farpas que se esperavam. As meta-análises ainda não começaram no Steam mas estamos certos que irão conter muita ira.

Entretanto, muitos streamers queixam-se de serem assaltados no chat por activistas que se dedicam a lançar palavras de ordem como “transfóbico” ou “TERF” (terminologia para classificar alguém como um radical transfóbico) nas conversas. Alguns streamers são descontraídos mas outros chegam mesmo a fechar os comentários ou até a parar as transmissões.

Conforme demos conta na nossa análise, este jogo não é, de todo, um espelho dos comentários de J. K. Rowling. Inspira-se no que interessa, no lore criado pela autora, independentemente das suas orientações pessoais. Aliás, como dissemos, esta obra não teve a sua participação directa e representa mesmo várias etnias e até orientações, contendo mesmo uma personagem transexual em jogo. Não faz nenhum sentido que se critique sem sequer dar uma oportunidade de ver o conteúdo.

Comentários

Comentários