Mensagem maliciosa está a encravar as PlayStation 4

ps4-pro-sideon-header

Existem vários relatos na Internet de uma mensagem com caracteres especiais que, ao ser lida, poderá bloquear por completo as consolas PlayStation 4. Saibam como evitar esta mensagem e o que fazer no caso de já terem sido vítimas.

Este tipo de mensagens bloqueadoras não é novidade. Ao longo dos anos, vários dispositivos têm sido alvos destas mensagens maliciosas que, por alguma razão, ficam bloqueados por completo. Neste caso, porém, a PlayStation 4 nunca antes tinha sido alvo.

A mensagem em questão possui caracteres específicos que corrompem “algo” na consola. Quando é enviada aos jogadores, faz com que estes tenham de reconstruir a base de dados em modo de segurança ou, em último caso, fazer um reset completo à consola.

Para evitar que recebam esta mensagem, sugerimos que se acedam às definições das mensagens e definam que apenas pretendem receber mensagens de amigos (opção: Só amigos) ou, então, não receber mensagens por completo (opção: Ninguém). Esta medida deve ser tomada pelo menos até uma futura actualização de firmware que imunize as consolas deste tipo de mensagens.

Caso esta situação já vos tenha acontecido, sugerimos que tentem primeiro apagar a mensagem através da aplicação oficial, disponível para Android e iOS. Caso já não consigam fazer isto, sigam estes passos para que possam voltar a utilizar a vossa PS4:

  1. Desliguem a vossa PS4 por completo (LED frontal apagado).
  2. Enquanto desligada, primam e mantenham o botão ON/OFF até que faça 2 bips.
  3. Liguem o comando DualShock 4 à consola com um cabo USB.
  4. No menu “Safe Mode” escolher a opção 5 – “Rebuild Database”.
  5. Aguardem que a consola inicie o processo e se reinicie automaticamente.

Se, mesmo assim, não conseguiram seguir nenhum destes passos, devem contactar o apoio técnico da Sony PlayStation. Em Portugal podem visitar o site de suporte, ou então contactar o número de apoio: 211 121 813 (Horário de funcionamento: das 09:30 às 19:30 dias úteis).

 

Comentários

Comentários