Mais jogos da produção interna da Microsoft estarão disponíveis no Steam

156

Parece que a aposta da Microsoft no PC não se fica apenas pelo Xbox Game Pass. Até agora, todos os jogos disponíveis para PC da marca Xbox Game Studios, estavam quase exclusivos à Windows Store, com algumas excepções a chegar à loja do Steam. Até agora.

A nível de títulos recentes desta produtora disponíveis no Steam, lembramo-nos da série clássica de Age of Empires, Fable, Halo Wars ou, mais recentemente, Sunset Overdrive. De resto, os demais jogos mais sonantes (e mais apetecíveis), como os da série Gears of War, Forza ou Halo (da série principal) permaneceram sempre exclusivos da Windows Store.

Contudo, hoje a Microsoft anunciou uma nova remessa de novas adições desta editora na loja da Valve, num total de 20 títulos. Já em Março, falámos de como a produtora e editora se prepara para lá lançar o incontornável Halo: The Master Chief Collection. Dentro em breve, também estão prometidos Gears of War 5 e Age of Empires I, II & III: Definitive Editions. E haverão mais jogos lá editados e que serão revelados mais tarde.

E há ainda outra notícia que mostra o empenho da Microsoft no PC. Os jogos que ainda funcionam a 32 bits, sobretudo títulos clássicos, sempre lutaram para funcionar correctamente no Windows 10, nativo a 64 Bits. A Microsoft anunciou também que irá permitir que o seu sistema operativo suporte jogos Win32 nativos na Windows Store, “desbloqueando mais opções para produtores e jogadores”.

Parece uma contradição que a Microsoft aposte tanto no PC nestes dias que antecedem o anúncio de uma possível nova consola Xbox. Estará a gigante norte-americana a preparar uma surpreendente fusão de interesses entre consola e PC? Nunca se sabe.

Já no passado recente, programas como o Xbox Play Anywhere demonstraram este interesse. Para muitos, esta abordagem já se justificava há muito tempo. Para outros, pode significar o fim dos “exclusivos” como os conhecemos. Veremos o que mais a próxima E3 nos revelará.