Mais informações sobre o plano familiar do Xbox Game Pass

gamepassoldlogo

A Microsoft actualizou a informação sobre o novo plano familiar para o seu serviço de subscrição. Afinal, chamar-se-á de Xbox Game Pass Friends & Family e, como já perceberam não é exclusivo para a família.

Porque os planos chamados “familiares” para serviços e plataformas nunca são mesmo restritos ao agregado familiar, havendo sempre formas de “dar a volta”, a Microsoft terá resolvido assumir que o seu plano acabaria por ser usado além dos membros da família. Por isso, venham de lá os amigos.

Esta nova variante começou os seus testes no mês passado restrito a duas “regiões-piloto”. De acordo com a nova página de informação, este novo serviço proporciona todas as vantagens do Xbox Game Pass Ultimate numa partilha de cinco contas de utilizador, entre consolas, PC e cloud. Terá um custo na Europa de 21,99€ (valor anunciado para a Irlanda onde está já em testes). Parece que acertámos neste preço!

Para subscrever, é necessário uma conta primária Xbox, que será responsável pela gestão da subscrição e pelo seu pagamento. Depois, torna-se possível adicionar até quatro contas secundárias de pessoas dentro do país ou região. Caso uma pessoa saia dessa região ou país, será removida do grupo. É possível alterar até oito contas por ano por grupo, só é possível pertencer a um grupo de cada vez e só se pode mudar de grupo duas vezes por ano.

Mesmo assim, é perfeitamente natural que hajam abusos no uso desta subscrição. A facilidade de adicionar e remover elementos é notória, mesmo restrito em tempo e número de alterações. Como já dissemos, várias empresas estão remover a partilha “familiar” de contas, exactamente porque há um autêntico “mercado paralelo” em torno destas variantes. Mas, talvez a Microsoft tenha outras ideias ou um “policiamento” mais vincado. Uma coisa é certa, 22€ a dividir por cinco torna o plano francamente barato… demais, até.

Caso já subscrevam o Xbox Game Pass Ultimate actualmente e pretendem mudar para o novo plano, o tempo remanescente é convertido (proporcionalmente em valor) para o novo plano. Na FAQ é dado o exemplo de 30 dias de Xbox Game Pass Ultimate equivalerem a 18 dias de Friends & Family, um exemplo que já tínhamos também mencionado.

Para já, o novo plano continua restrito em utilização dentro da Irlanda e da Colombia, onde permanece em testes. A Microsoft informa que o alargamento para novos países e territórios do Xbox Game Pass Friends & Family deverá acontecer “nas próximas semanas”.

Comentários

Comentários