Mais eventos de gaming cancelados ou adiados devido ao COVID-19

200108214800-coronavirus-super-tease

Com o surto do novo coronavírus em plena actividade, já vimos inúmeros eventos de gaming cancelados ou adiados, sobretudo no oriente. Contudo, agora que o COVID-19 é uma ameaça global, muitos mais eventos estão a ser afectados.

Em 34 anos de edições do festival South By Southwest, conhecido como SXSW, esta foi a primeira vez que foi sumariamente cancelado. O evento, que tem sido ampliado em cada edição no seu âmbito, incluindo uma área dedicada aos videojogos, deveria acontecer de 13 a 22 de Março em Austin, Texas, EUA. A organização decidiu cancelar o evento, estando a “estudar possibilidades de reagendamento”.

Anteriormente, também o evento Emerald City Comic-Con, igualmente com uma secção dedicada aos videojogos e que deveria ocorrer a partir de 11 de Março, foi igualmente cancelado, desta feita adiado para uma data a anunciar no próximo Verão.

E já tínhamos anunciado o cancelamento de presenças de várias empresas em múltiplos eventos. Entretanto, por causa dessas ausências, devido ao aumento de infectados pelo vírus nos EUA e pelo estado de emergência decretado pelo estado da Califórnia, o próprio GDC 2020, que deveria acontecer a partir de 16 de Março em São Francisco, EUA, acabou adiado para o próximo Verão.

Curiosamente, o maior evento nos EUA nesta Indústria, a Electronic Entertainment Expo (E3) que neste ano tem data agendada para 9 de Junho em Los Angeles, também pode ser afectado. Até à data, a organização da E3 ainda não anunciou algum plano de cancelamento ou adiamento. Contudo, se o tal estado de emergência na Califórnia se agravar ou for estendido até próximo da data do evento, deverá provocar essa decisão.

Mas, no caso da E3, esta situação é bem mais séria para o seu futuro. É que a própria E3 corre um sério risco de não se realizar mais se for obrigada a encerrar portas por tempo indefinido. Não só inúmeros empresas de peso nesta indústria têm vindo a perder o interesse neste certame, como uma fraca assistência, um cancelamento ou até um mero adiamento poderiam criar muitos mais problemas comerciais à organização.

Esta será a tendência em todo o mundo para diversos eventos relacionados com os videojogos (e não só, obviamente). Com mais de 100000 pessoas infectadas com o novo coronavírus em todo o mundo e com mais de 3600 mortes em resultado, todos os eventos que estejam planeados para esta altura que envolvam grandes aglomerados de pessoas, poderão ser cancelados ou adiados.

Em Portugal, ainda não foi reportado nenhum cancelamento ou adiamento de grandes eventos, inclusive algum relacionado com o gaming. No momento em que escrevemos, existem cerca de 30 casos de infecção confirmada, mais outros tantos casos a aguardar confirmação e outras várias centenas de casos suspeitos em observação. Como medida de contenção, o Governo tem estado a estudar o adiamento ou cancelamento de eventos com largas assistências, sobretudo no Norte do País.

Assim, é bem possível que eventos como o Europarque Gaming Experience que está programado para 27 e 29 de Março no Europarque de Santa Maria da Feira, Aveiro e outros que aconteçam nos próximos meses, sejam igualmente cancelados ou adiados. Aguardemos para ver o que decidem as organizações.

Nunca é demais recordar que as organizações de saúde a nível mundial recomendam evitar aglomerações de pessoas e evitar deslocar-se para localizações com infecções confirmadas. Como medidas de prevenção, devem lavar frequentemente as mãos, evitando levá-las à boca, nariz ou olhos e também evitar mesmo o contacto físico com outros. Em caso de existência dos sintomas básicos (tosse, febre e dificuldades em respirar), devem contactar em Portugal o Serviço Nacional de Saúde via SNS24 no número 808 24 24 24.

Comentários

Comentários