Mais detalhes para a consola Asus ROG Ally

ROGAllyAsus

Com uma revelação que ainda hoje dá que falar pelo dia escolhido, a Asus continua empenhada em publicitar a sua consola de jogos Asus ROG Ally. Há mais detalhes sobre a nova consola portátil.

Lá dentro, a consola trará um par de processadores agrupados (APU), o AMD Ryzen Z1, um CPU da geração Zen 4 e um GPU Radeon 780M da geração RDNA 3, personalizado pela AMD para a consola. Com este APU , correrá com seis núcleos e 12 processos no CPU, muito parecida à arquitectura de CPUs Ryzen 5 Mobile. Ou seja, “sumo” não lhe falta.

A Asus menciona que esta consola é capaz de debitar uns impressionantes 8.6 TFLOPS de processamento na versão Extreme, 2.8 TFLOPS na versão Standard. O que é bem acima da capacidade anunciada da rival Steam Deck de apenas 1.6 TFLOPS no seu mais humilde APU Aerith.

Como já sabíamos, o seu ecrã será de 7 polegadas, com uma resolução 1080p a 120Hz. A Asus esclarece que este ecrã tem uma latência de 7ms, é compatível com AMD FreeSync e tem um brilho máximo de 500 nits. Além disto, tem vidro reforçado e filtro anti-reflexo.

A consola terá também compatibilidade com HDMI 2.0, terá capacidade de substituição ou upgrade do seu disco SSD interno (PCIe 4.0×4) e um sensor de impressão digital no botão de energia. Tudo isto, numa peça que pesa apenas 608g, cerca de 60 gramas mais leve que a rival Steam Deck.

Além do já mencionado Windows 11 como sistema operativo (algo que estamos curiosos para ver), a consola terá também um launcher dedicado embutido no software proprietário Armory Crate SE. A Asus oferece também três meses de Xbox Game Pass em parceria com a Microsoft.

Tudo isto leva-nos a ponderar como será a sua autonomia. Com tanta coisa potente lá dentro e com um sistema de ventilação adequado, dada a sua dimensão e peso, não parece que contenha um bateria muito grande, o que nos deixa na dúvida quanto à sua duração. Infelizmente, ainda não há informação concreta. E é óbvio que é preciso que nos chegue para a colocarmos realmente à prova. Porque todos sabemos quão ambiciosas são estas empresas com relação às baterias (certo, PlayStation?).

Falta também falar do preço. Mas, aqui a Asus também não é esclarecedora. Um representante da Asus confirmou ao site PC Gamer que a consola será “seguramente abaixo dos 1000 dólares”. O que não é lá muito animador. Apesar do preço estar bem abaixo do valor avaliado pelo hardware, se chegar próximo dos tais 1000 dólares será bastante acima da concorrência.

É preciso considerar, porém, que a Asus ROG Ally é uma consola premium, para jogadores mais exigentes que procuram um compromisso entre o PC e uma consola portátil, sem ter de limitar demasiado a performance dos jogos. Ainda assim, se considerarmos que uma boa parte dos jogos serão jogados na nuvem, onde o hardware é francamente irrelevante, é preciso ponderar se algo próximo dos 1000 dólares é assim tão justificável.

Entretanto, a Asus fixou a data de lançamento para a consola a 11 de Maio deste ano. Certamente, até lá, teremos mais informações sobre a Asus ROG Ally.

Comentários

Comentários