Mad Catz inicia processo de insolvência

madcatz

Depois de um longo processo contra a insolvência financeira, a Mad Catz parou todas as suas operações e os seus directores demitiram-se. De acordo com a Reuters, a fabricante abriu falência voluntariamente, o que significa que ao abrigo das Leis Canadianas, todos activos serão vendidos para pagar as restantes dívidas da marca. 

A dificuldade financeira da Mad Catz já durava a alguns anos. 2016 foi o ano mais complicado para a empresa, dispensando 40% dos seus trabalhadores após um grande investimento para a produção de periféricos para o jogo Rock Band 4. O título não obteve os resultados esperados, criando uma situação financeira delicada.

Em Janeiro deste ano, pouco depois da revelação de novos comandos para o jogo Tekken 7, a empresa teve sérias perdas nas suas acções cotadas na bolsa de Nova Iorque. Na semana passada, essas acções baixaram para um novo recorde, ficando-se pelos $0,04 dólares. A insolvência era inevitável.

A Mad Catz foi fundada em 1989 e dedicou-se à produção de periféricos para PC, consolas e dispositivos móveis. Ao cargo desta empresa estiveram também outras marcas de sucesso do mercado de periféricos para gaming como é o caso da famosa Tritton ou da Saitek. No caso desta última, já tinha chegado a acordo para venda desta marca à rival Logitech.

Os restantes activos, marcas e patentes desta empresa serão agora vendidos ao maior licitador em leilão e o lucro, como já dissemos, será usado para pagar as dívidas. É bem possível que as marcas em si, inclusive a própria marca Mad Catz possam ser recuperadas por outra entidade. Sobretudo a Tritton. Aguardemos pelo tal leilão.

Tivemos oportunidade de testar e analisar diversos produtos comercializados pela Mad Catz através de uma sua representação nacional. Durante algum tempo, foi uma das melhores marcas do mercado numa relação de qualidade/preço. Eis alguns dos seus produtos em que fizemos análises e unboxings:

Apesar de ser reconhecida em funcionalidade e preço, o design de alguns dos seus produtos nunca foi consensual no mercado. Contudo, muitas das ideias desta marca são hoje em dia usadas também por outras empresas. Os ratos, por exemplo, dado o seu visual arrojado dividiam opinião entre os compradores de artigos de gaming. No entanto, hoje já vemos outras marcas e modelos de ratos com as mesmas funcionalidades e ajustes ergonómicos.

Quem sabe a pior das questões, porém, é que, desde há algum tempo para cá, os produtos desta marca sofriam de avarias e quebras frequentes e outras questões de clara falta de controlo de qualidade. Cortes de investimento? Aposta em materiais de baixa qualidade? Não sabemos. O que sabemos é que o fim parecia estar próximo… e aí está ele.

Comentários

Comentários